(FUVEST 2021 - 1ª fase)
Uma das folhas de ontem estampou (...) o programa da recepção presidencial em que, diante do corpo diplomático, da mais fina sociedade do Rio de Janeiro, aqueles que deviam dar ao país o exemplo das maneiras mais distintas e dos costumes mais reservados elevaram o Corta-jaca À altura de uma instituição social. Mas o Corta-jaca de que eu ouvira falar há muito tempo, que vem a ser ele, Sr. Presidente? A mais baixa, a mais chula, a mais grosseira de todas as danças selvagens, a irmã gêmea do butuque, do cateretê e do samba. Mas nas recepções presidenciais o "Corta-jaca" é executado com todas as honras da música de Wagner, e não se quer que a consciência deste país se revolte, que as nossas faces se enrubesçam e que a mocidade seria!
Discurso do senador Rui Barbosa, Diário do Congresso Nacional, 8/11/1914, p. 2789
A partir do texto, identifique a alternativa correta:
A crítica permite compreender que, apesar da mudança de regime político, as elites republicanas permaneceram adeptas da cultura cosmopolita e europeia.
O discurso elogia os esforços para compatibilizar a cultura republicana com as práticas de tradições dos grupos populares
A eclosão da Primeira Guerra Mundial contribuiu para a difusão de uma política cultural de caráter nacionalista e excludente.
O programa musical adotado na recepção revelava tendências modernistas ao conferir status de arte às danças populares.
A apresentação do maxixe Corta-jaca indicava uma resposta para contornar a xenofobia e eugenia presentes na cultura oficial.