(FUVEST- 2023 - 1ª fase)
O processo de transporte de \(O_{2}\) para a respiração pode ser entendido como um processo de equilíbrio químico entre a hemoglobina (Hb) e o \(O_{2}\). A Hb é uma proteína do sangue responsável pelo transporte do \(O_{2}\) que também pode existir na forma protonada como \(HbH^{+}\). Dependendo da concentração de \(CO_2\), podem ocorrer a alcalose ou a acidose respiratória. A ligação do oxigênio com a \(HbH^{+}\) gera a forma oxigenada\((HbO_2)\), como pode ser representado pela equação química simplificada:
\(HbH^{+}(aq) + O_{2} (g) \rightleftharpoons HbO_{2} (aq)+H^{+}(aq)\)
O dióxido de carbono liberado na respiração pode alterar esse equilíbrio devido à formação de ácido carbônico, representado pela equação:
\(CO_2 (g) + H_{2}O(l) \rightleftharpoons H^{+}(aq)+HCO_{3}^{-}(aq)\)
Com base nessas informações, é correto afirmar:
Nos pulmões, onde a concentração de oxigênio é mais elevada, a forma de hemoglobina favorecida é a protonada.
Nos tecidos humanos, onde é consumido \(O_{2}\) pelo metabolismo, a forma de hemoglobina favorecida é a \(HbO_{2}\).
Quando uma pessoa expira mais depressa que o normal, a concentração de dióxido de carbono no seu sangue diminui e, nessas situações, a forma de hemoglobina favorecida é a forma protonada.
Nos tecidos humanos, onde é liberado dióxido de carbono produzido pelo metabolismo, a forma de hemoglobina favorecida é a forma protonada.
Nos tecidos humanos, onde é liberado dióxido de carbono produzido pelo metabolismo, a forma de hemoglobina favorecida é a \(HbO_{2}\).