(FUVEST - 2023)
O diamante, uma estrutura cristalina de carbono, é o material mais duro encontrado na natureza. Mastigar diamantes provavelmente quebraria os dentes e a sua ingestão causaria desconforto. Entretanto, há uma forma extravagante de ingerir um diamante, que é utilizá-lo para produzir água com gás, como no seguinte procedimento:
1 – O diamante triturado foi inserido dentro de um tubo de vidro;
2 – Foi injetado oxigênio gasoso no tubo de vidro, que foi aquecido com um maçarico;
3 – O gás produzido foi recolhido dentro de um tubo de ensaio imerso em nitrogênio líquido;
4 – Todo o sólido formado dentro do tubo de ensaio foi transferido para um cilindro de gás de volume interno de 1 L com a válvula fechada. Todo o CO2 sublimou dentro desse cilindro;
5 – O cilindro de gás foi então conectado a uma garrafa de água, que foi gaseificada com a abertura da válvula do cilindro.
a) Com base no esquema, a temperatura de fusão do N2 é maior, menor ou igual a temperatura de fusão do CO2?
b) Se um experimento exatamente igual for realizado trocando o volume de diamante utilizado pelo mesmo volume de grafite, a quantidade de CO2 formado ao fim do processo será menor, igual ou maior? Explique.
c) Partindo-se de 3 g de diamante, qual a massa de gelo seco obtida? Qual será a pressão gerada pelo CO2(g) dentro do cilindro de gás a 27 °C? Considere que o rendimento do experimento é de 100%.
Note e adote:
Densidade (g/cm3): Grafite = 2,0; Diamante = 3,5.
Massas molares (g/mol): C = 12; O = 16.
Constante universal dos gases ideais: \(R = 0,082 \ atm \cdot L \cdot mol^{-1} \cdot K^{-1}\).