(ITA-1989)Hematita(xido frrico) e siderita(carbonato ferroso) so minrios importantes a partir dos quais se obtm ferro metlico. As massas mximas, em kg, de ferro que podem ser obtidas a partir de 1,00 kg de hematita e 1,00 kg de siderita, supostas secas e puras so respectivamente:
(Ita 89) Dentre as afirmações abaixo, assinale a que não se aplica ao grafite.
(Ita 89) Forma-se um óxido sólido que se dispersa no ar, na forma de fumaça, na queima de:
(ITA-SP) Em quatro copos so colocados 100 cm3 de gua e quatro gotas de azul de bromotimol, um indicador que adquire cor amarela em pH 6,0; verde em pH entre 6,0 e 7,6; azul em pH 7,6. Adicionando, ao primeiro copo, sulfato frrico; ao segundo, acetato de sdio; ao terceiro, sulfato de sdio e, ao quarto, cloreto de amnio (aproximadamente uma colher de ch do respectivo slido), indique a cor de cada soluo.
(ITA - 1989) Num grande cilindro provido de torneira e pisto com mbolo, conforme a figura abaixo, foi introduzido um pouco de gua lquida, tomando cuidado de no deixar entrar ar. Aps a admisso da poro de gua, a torneira foi fechada. Variando-se o volume, por movimento lento do pisto, mantendo a temperatura, no interior do cilindro, igual a 20 C, o grfico de presso no cilindro versus volume, corresponde a:
(ITA 1989) Sejam A, B e C subconjuntos de IR, não vazios, e A - B = {p IR; p A e p B}. Dadas as igualdades: 1) (A - B)xC = (AxC) - (BxC) 2) (A - B)xC = (AxB) - (BxC) 3) (AB) - A (BA) - B 4) A - (BC) = (A - B)(A - C) 5) (A - B)(B - C) = (A - C)(A - B) Podemos garantir que:
(ITA - 89) Um cone e um cilindro, ambos retospossuem o mesmo volume e bases idênticas. Sabendo-se que ambos são inscritíveis em uma esfera de raio R, então a altura H do cone será igual a:
(ITA - 89) Se num quadriltero convexo de rea S, o ngulo agudo entre as diagonais mede radianos, ento o produto do comprimento destas diagonais igual a:
(ITA-89) Num plano horizontal sem atrito, uma partícula m1 move-se com movimento circular uniforme de velocidade angular ω. Ao passar pelo ponto P, outra partícula, m2, é lançada do ponto 0 com velocidade . Qual é o valor de para que m1 e m2 colidam em Q?
Certo sal contm, alm de gua de cristalizao, apenas ferro, carbono e oxignio; sabe-se ainda que cada mol de sal contm um mol de ferro. Com esse sal foram feitos os seguintes ensaios: I- No aquecimento forte, em atmosfera inerte, de 1,0 00g de sal hidratad o foram obtidos 0,400 g de xido de ferro(II). II- Num aquecimento mai s brando , 1,000 g do sal hidratado perdeu toda a gua de cristalizao e foram obtidos 0,800 g d o sal anidro III- No aquecimento forte com excesso de oxignio, 1,0 00 g do sal anidro forneceu, como nicos produtos, xido de ferro e 0,612 g do gs carbnico. Indicando claramente seu raciocnio: a) Calcule a massa molar do sal hidratado; b) Calcule o nmero de mols de gua de cristalizao por mol do sal hidratado; c) Indique a frmula molecular do nion do sal. d) calcule o nmero de oxidao do ferro no sal
(Ita 89) Em laboratórios são usados garrafões com água, providos de torneira, e rolha com tubo de vidro, conforme o esquema abaixo. Essa aparelhagem é indicada para:
(ITA - 89) Se o perímetro de um triângulo inscrito num círculo medir 20x cm e a soma dos senos de seus ângulos internos for igual a x, então a área do círculo, em cm2, será igual a;
(ITA 1989) Numa circunferência de centro O, os pontos A, B e C são vértices de um triângulo equilátero. Seja D um quarto ponto da circunferência, não coincidente com os demais. Sobre a medida x do ângulo podemos afirmar que:
(ITA - 1989) Considere uma circunferncia de centro O e dimetro AB. Tome um segmento BC tangente circunferncia, de modo que o ngulomea 30. Seja D o ponto de encontro da circunferncia com o segmento AC e DE o segmento paralelo a AB, com extremidades sobre a circunferncia. A medida do segmento DE ser igual: