(Ita 1996) A figura a seguir mostra o esquema da aparelhagem utilizada por um aluno para realizar a eletrólise de uma solução aquosa ácida, com eletrodos inertes. Durante a realização da eletrólise, pela secção tracejada (A----B), houve a seguinte movimentação de partículas eletricamente carregadas através da solução:
(Ita 1996) Considere um recipiente de paredes reforçadas (volume fixo) provido de torneira, manômetro e de um dispositivo para a produção de faíscas análogo à "vela de ignição" em motores de automóveis. No fundo do recipiente também é colocado um dissecante granulado (p. ex. sílica gel). Neste recipiente, previamente evacuado, se introduz uma mistura de hidrogênio e nitrogênio gasosos até que a pressão dentro dele atinja o valor de 0,70 atm, a temperatura sendo mantida em 20°C. O problema é descobrir a proporção de H2 e N2 nesta mistura inicial. Para isso se junta excesso de O2 à mistura, já no recipiente, até que a pressão passe ao valor de 1,00 atm. Em seguida se faz saltar uma faísca através da mistura. Assim, a temperatura e a pressão sobem transitoriamente. Deixando a mistura voltar à temperatura de 20°C, notando que o manômetro acusa uma pressão de 0,85 atm. (Lembrar que a água formada é absorvida pelo dissecante, não exercendo pressão parcial significativa). Das informações anteriores podemos concluir que a fração molar do hidrogênio na mistura inicial de H2 e N2 era igual a:
(Ita 1996) A aparelhagem esquematizada na figura (1) é mantida a 25C. Inicialmente, olado direito contém uma solução aquosa um molar em cloreto de cálcio, enquanto que o ladoesquerdo contém uma solução aquosa um décimo molar do mesmo sal. Observe que a partesuperior do lado direito é fechada depois da introdução da solução e é provida de ummanômetro. No início de uma experiência as alturas dos níveis dos líquidos nos dois ramos sãoiguais, conforme indicados na figura, e a pressão inicial no lado direito é igual a uma atmosfera. Mantendo a temperatura constante, à medida que passa o tempo, a pressão do ar confinadono lado direito irá se comportar de acordo com qual das curvas representadas na figura (2)?
(Ita 1996) Três recipientes iguais de 4 litros de capacidade, chamados de 1, 2 e 3, mantidos na mesma temperatura, contêm 180 ml de água. A cada um destes recipientes se junta, respectivamente, 0,10 mol de cada uma das seguintes substâncias: óxido de cálcio, cálcio metálico e hidreto de cálcio. Após a introdução do respectivo sólido, cada frasco é bem fechado. Atingindo o equilíbrio e descartada a hipótese de ocorrência de explosão, a pressão final dentro de cada recipiente pode ser colocada na seguinte ordem:
(Ita 1996) Em relação ao processo fotográfico preto e branco convencional, qual das opções a seguir contém a afirmação ERRADA?
(Ita 1996) Em relação à sacarose são feitas as seguintes afirmações: I. É uma substância apolar. II. É muito solúvel em benzeno. III. Por hidrólise, um mol de sacarose fornece dois mols de dextrose. IV. Suas soluções aquosas 'não' apresentam condutividade elétrica apreciável. V. Suas soluções aquosas podem girar o plano de polarização da luz. Das afirmações anteriores estão CORRETAS:
(Ita 1996) Acrescentando um volume V2 (em ml) de uma solução aquosa 1,0 molar de nitrato de chumbo a um volume V1(em ml) 1,0 molar em sulfato de potássio e supondo que a reação representada pela equação: Pb2+(aq) + SO4 2- (aq) → PbSO4(c) seja completa, em qual das alternativas a seguir seria formada a maior quantidade de PbSO4(c)?
(Ita 96) Discutindo problemas relacionados com a obtenção de metais, alunos fizeram as afirmações listadas nas opções a seguir. Qual é a opção que contém a afirmação ERRADA?
(Ita 1996) Uma garrafa de refrigerante, com capacidade de 2,0 litros, contém 1,0 litro deuma solução aquosa 0,30 molar de HCl e é mantida na temperatura de 25C. Introduzindo umpedaço de zinco metálico nesta garrafa e fechando a tampa, a pressão no interior da garrafa iráaumentar gradualmente. A questão é calcular a massa (em gramas) de zinco a ser introduzidapara que a pressão aumente de 1,0 para 2,0 atm, a temperatura sendo mantida em 25C.Para os cálculos, despreze tanto a pressão do vapor da solução quanto a solubilidade do gásformado. Massas atômicas: Zn = 65,37; H = 1,01; Cl = 35,45
(Ita 1996) Considere as duas amostras seguintes, ambas puras e a 25°C e 1atm: P 1 litro de propano (g) B 1 litro de butano (g) Em relação a estas duas amostras são feitas as afirmações seguintes: I. P é menos densa que B. II. A massa de carbono B é maior que em P. III. O volume de oxigênio consumido na queima completa de B é maior que aquele consumido na queima completa de P. IV. O calor liberado na queima completa de B é maior que aquele liberado na queima completa de P. V. B contém um número total de átomos maior que P. VI. B e P são mais densas que o ar na mesma pressão e temperatura. Das afirmações anteriores são CORRETAS:
(Ita 1996) Neste ano, 1995, comemora-se o centenário do falecimento de L. Pasteur. Sua contribuição mais importante para o desenvolvimento da química foi.
(Ita 1996) No processo de aquecimento, na presença de ar representado pela equação Ca(HCO3)2 (c) CaO (c) + 2 CO2 (g) + H2O (g) Qual é a perda de massa para cada grama do respectivo reagente no estudo sólido? Massas atômicas: Ca = 40,08; H = 1,01; O = 16,00; C = 12,01
(ITA - 1996) Um cilindro provido de torneira contm uma mistura de N2O4(g) e NO2(g). Entre estas substncias se estabelece, rapidamente, o equilbrio N2O4(g) 2 NO2(g), E ZERO. Mantendo o volume (V) constante, a temperatura aumentada de 27 para 57 C. Diante deste aumento de temperatura, re-estabelecido o equilbrio, podemos concluir que a presso total (Pt) vai:
(ITA - 1996) A corrente eltrica que passou atravs dos fios conectores de cobre do circuito durante a eletrlise foi igual a 1,6.10-2 ampre. Qual das opes a seguir contm a concluso correta sobre o nmero de eltrons que passou, por segundos, atravs da seco X---Y do fio de cobre, conforme assinalado na figura? (Dado: Cu = 63,54)
(ITA 1996) Aquecendo, juntos cido benzoco e etanol podemos esperar a formao de: