(ITA -1997) Considere as afirmaes: I- Protenas so polmeros constitudos por aminocidos unidos entre si atravs de pontes de hidrognio. II- Celuloses so polmeros formados a partir de unidades de glicose. III- Borrachas vulcanizadas contm enxofre na forma de ligaes cruzadas entre cadeias polimricas vizinhas. IV- Polietileno um polmero termofixo. V- Baquelite um polmero muito utilizado na confeco de cabos de panelas. So corretas apenas afirmaes:
(ITA-97) Qual das moléculas abaixo, todas no estado gasoso, apresenta um momento de dipolo elétrico permanente igual a zero?
(ITA1997) Uma certa reao qumica representada pela equao: 2A(g) + 2B(g) C(g), onde A B e C significam as espcies qumicas que so colocadas para reagir. Verificou-se experimentalmente numa certa temperatura, que a velocidade desta reao quadruplica com a duplicao da concentrao da espcie A, mas no depende das concentraes das espcies B e C. Assinale a opo que contm, respectivamente, a expresso CORRETA da velocidade e o valor CORRETO da ordem da reao.
(Ita 1997) Considere as afirmações: I - Cristais apresentam um arranjo regular e repetitivo de átomos ou de íons de moléculas. II - Materiais policristalinos são formados pelos agrupamentos monocristais. III - Monocristais de NaCℓ são transparentes à luz visível. IV - Cristais metálicos e iônicos difratam ondas eletromagnéticas com comprimento de onda na região dos raios-X. V - Alumínio, quartzo e naftaleno podem ser sólidos cristalinos nas condições ambientes. Está(ão) CORRETA(S):
(Ita 1997) Sabe-se que o processo de dissolução do PbI2(s) em água é endotérmico. Sobre o filtrado de uma solução aquosa de PbI2 que estava originalmente em contato com seu corpo fundo (PbI2(s)), na temperatura de 25°C, são feitas as afirmações: I) O filtrado é uma solução aquosa de PbI2 onde concentração do íon Pb2+(aq) é igual à do íon I-(aq). II) Espera-se que ocorra precipitação de PbI2 onde se a temperatura do filtrado diminui para um valor menor do que 25°C. III) Se ao filtrado for adicionado um excesso de PbI2(s), aumentará tanto a concentração dos íons I-(aq) como dos íons Pb2+(aq). IV) Se ao filtrado for adicionada uma solução saturada a 25°C de iodeto de potássio, a concentração de íons I-(aq) aumentará, enquanto a concentração de íons Pb2+(aq) diminuirá. Estão CORRETAS:
(ITA - 1997) Qual das molculas a seguir, todas no estado gasoso, apresenta um momento de dipolo eltrico permanente igual a zero?
(Ita 1997) Silicatos de sódio podem ser preparados por reação química entre carbonato de sódio e sílica. Os produtos desta reação podem ser representados por: (Na2O)x (SiO2)y + xZ. onde x e y são números inteiros possíveis e Z representa uma certa substância São feitas as afirmações: I) A letra Z está representando o dióxido de carbono. II) A reação de formação do silicato de sódio é uma reação tipo ácido-base. III) O valor de y/x é igual a razão (massa/massa) entre SiO2/Na2O. IV) O valor de y/x é igual à razão (mol/mol) entre SiO2/Na2O. Estão CORRETAS apenas:
(Ita 1997) Três recipientes fechados, providos de êmbolos móveis, contêm a mesma quantidade (mol) do único gás especificado: N2 no recipiente 1; CO no recipiente 2 e CO2 no recipiente 3. Considerando a temperatura medida em kelvin e a pressão em atm, são feitas as afirmações: I) Se a pressão e a temperatura forem as mesmas, as massas específicas dos gases nos recipientes 1 e 2 serão praticamente iguais. II) Se a pressão e a temperatura forem as mesmas, as massas específicas dos gases nos recipientes 2 e 3 serão praticamente iguais. III) Se a temperatura for a mesma, mas a pressão no interior do recipiente 1 for o duplo da pressão no recipiente 2, a massa específica do gás no recipiente 1 será praticamente o duplo da massa específica do gás no recipiente 2. IV) Se a temperatura for a mesma, mas a pressão no interior do recipiente 3 for o duplo da pressão no recipiente 2, a massa específica do gás no recipiente 3 será maior do que o duplo da massa específica do gás no recipiente 2. V) Se a pressão for a mesma, mas a temperatura do recipiente 1 for o duplo da temperatura no recipiente 2, a massa específica do gás no recipiente 1 será praticamente o duplo da massa específica do gás no recipiente 2. Estão CORRETAS apenas:
(ITA 1997) Atravs da fuso de misturas de SiO2(s) e Aℓ2O3(s) em forno suficientemente aquecido possvel produzir aluminossilicatos. Considere que seja produzido um aluminossilicato com a relao de massa (g de Aℓ2O3) / (g de SiO2) igual a 2,6. Qual alternativa corresponde ao valor da relao de quantidade (mol de Aℓ2O3) / (mol de SiO2) neste aluminossilicato? Dados: Massas molares Aℓ2O3 = 101,96g/mol SiO2= 60,09g/mol
(ITA 1997) As notaes e sero utilizadas, respectivamente, para representar as variaes de entalpia molar de dissoluo e hidratao da espcieem gua. Considerando sistemas termodinamicamente estveis, errado afirmar que:
(ITA1997) Certa massa de nitrato de cobre (Cu(NO3)2) foi calcinada em ambiente abertoat restar um resduo com massa constante, que slido e preto. Formaram-se dois produtosgasosos, conforme a equao qumica: 2 Cu(NO3)2 (s) 2 CuO (s) + 4 NO2 (g) + O2 (g) A massa do NO2 formado na reao de decomposio igual a 18,4g. Qual o valor que maisse aproxima da massa inicial do nitrato de cobre? Dados:Massas molares Cu(NO3)2=187,56g/mol; NO2=46,01g/mol
(ITA - 1997) A constante de equilbrio da reao H2O(g)+ Cl2O(g)⇌ 2 HOCl(g) a 25 C, Kc = Kp = 0,0900. Recipientes fechados numerados de I at IV, e mantidos na temperatura de 25 C, contm somente as trs espcies qumicas gasosas envolvidas na reao anterior. Imediatamente aps cada recipiente ter sido fechado. as presses e/ou as quantidades de cada uma destas substncias, em cada um dos recipientes, so: I) 5 mmHg de H2O(g); 400 mmHg de C2O(g) e 10 mmHg de HOC(g). II) 10 mmHg de H2O(g); 200 mmHg de C2O(g) e 10 mmHg de HOC(g) III) 1,0 mol de H2O(g); 0,080 mols de C2O(g) e 0,0080 mols de HOC(g). IV) 0,50 mols de H2O; 0,0010 mols de C2O(g) e 0,20 mols de HOC(g). CORRETO afirmar que:
(ITA - 1997) Um recipiente aberto contm gua em equilbrio com o ar atmosfrico e est na temperatura ambiente. Com um tubo, passa-se a borbulhar atravs dessa gua uma mistura de N2(g) e O2(g), em que a frao molar de ambos componentes 0,50. Se for atingido o regime estacionrio, decorrente deste borbulhamento, pode-se garantir que:
. Um tomo de hidrognio com o eltron inicialmente no estado fundamental excitado para um estado com nmero quntico principal (n) igual a 3. Em correlao a este fato, qual das opes a seguir a correta?
(ITA - 1997) Considere as afirmaes: I. Propanal um ismero da propanona. II. Etil-metil-ter um ismero do 2-propanol. III. 1-Propanol um ismero do 2-propanol. IV. Propilamina um ismero da trimetilamina. Esto CORRETAS: