(ITA - 2005 - 2ª FASE)
Ao Teatro o que é do teatro
INÁCIO ARAÚJO ................................ Crítico da FOLHA
Não há melhor maneira de filmar o teatro do que teatralmente. A expressão “teatro filmado” raramente faz sentido, e nós aqui no Brasil só teríamos a ganhar no dia em que pudéssemos assitir ao filme de “O Rei da Vela” do Oficina – que por alguma razão infeliz nunca passa: Kenneth Branagh evitou o teatro filmado em “Henrique V” (Eurochannel, 0h) [canal de TV por assinatura], ganhou o direito a concorrer ao Oscar e ficou famoso. Mas, passadas as festas, temos um resultado para lá de duvidoso. Onde faz sentido a conclamação do rei Henrique a seus soldados a não ser no teatro? E por que “cinematografizar” a coisa se Joseph Mankiewicz, por exemplo, que era um cineasta, ao filmar “Júlio César”, optou por deixar clara a origem teatral de seu filme?
(Folha de S. Paulo, 11/5/04)
Considere o texto Ao Teatro o que é do teatro, apresentado na questão 30.
A) Explique a expressão “faz sentido” nas duas ocorrências: A expressão “teatro filmado” raramente faz sentido, (...) Onde faz sentido a conclamação do rei Henrique a seus soldados a não ser no teatro?
B) No texto, as aspas são usadas cinco vezes, por três diferentes motivos. Transcreva as expressões aspeadas e explique cada um dos motivos.