(PUCMG 2004) A alcaptonria uma disfuno extremamente rara do metabolismo humano. Os indivduos afetados apresentam a cor da urina vermelho pardacenta devido a uma alterao no metabolismo normal da fenilalanina. O gene determinante dessa disfuno est localizado no cromossomo 9, onde tambm encontramos os genes que determinam os grupos sanguneos ABO ( IA; IB; i ). O heredograma a seguir foi montado para se estudar a disfuno em uma determinada famlia, para a qual o tipo sanguneo de cada um dos membros est indicado. A posio ocupada pelos alelos que determinam grupo sanguneo e alcapatonria, no par de cromossomos 9, est representada para o indivduo 7 ao lado do heredograma. A frequncia de recombinao entre os dois loci gnicos de 10%. So frequncias esperadas de descendentes para o cruzamento 6 X 7, EXCETO:
(PUCRJ2004) Após a fecundação, durante o desenvolvimento embrionário, células se dividem e se especializam a partir de uma única célula inicial (célula-ovo), apresentando formas e funções diferentes entre si no ser formado. A diferenciação durante a embriogênese ocorre porque:
(PUCSP 2004) Um casal de namorados, com auxílio de um canivete, faz a inscrição de seus nomes ao redor do tronco de uma árvore. Passados seis meses, o casal se separa. O rapaz vai até a árvore e retira um anel da casca, circundando o tronco na região que continha a inscrição. Após algum tempo, o casal se reconcilia e volta à árvore para refazer a prova de amor, mas, para sua surpresa, encontram-na morta, porque o anel de casca que foi retirado continha
(PUC-MG 2004) Lipoprotenas so protenas transportadoras de lipdios na correntesangunea. O esquema adiante representa a captao heptica e o controle da produodessas lipoprotenas que podem ser: de baixa densidade (LDL), de muito baixa densidade(VLDL), de densidade intermediria (IDL) e ainda a de alta densidade (HDL), que no estrepresentada no desenho. Com base na figura e em seus conhecimentos, assinale a afirmativaINCORRETA:
(Pucmg 2004) Um menino de cinco anos foi levado ao cirurgião Joseph Upton, em Boston. O Dr. Upton reconstituiu a orelha do menino, após esse ter sido mordido por um cão, mas, depois de quatro dias, o fluxo sanguíneo da orelha foi bloqueado. Se o fluxo não fosse restabelecido rapidamente, a cirurgia seria mal sucedida. Para desobstruir os vasos sanguíneos, o Dr. Upton adotou uma velha técnica: colocou 24 sanguessugas sobre o ferimento. (Texto extraído de: PURVES, W. et al. Vida, a ciência da biologia. 6 ed.) Interpretando o texto dado, assinale a afirmativa INCORRETA.
(PUCCAMP 2004) MOVIMENTO Entre os numerosos erros que afetam as medidas no campo do esporte, aquele que mais frequentemente cometido e que, no entanto, poderia ser mais facilmente corrigido, est relacionado com a variao da acelerao da gravidade. Sabe-se que o alcance de um arremesso, ou de um salto distncia, inversamente proporcional ao valor de g, que varia de um local para o outro da Terra, dependendo da latitude e da altitude do local. Ento, um atleta que arremessou um dardo, por exemplo, em uma cidade onde o valor de g relativamente pequeno (grandes altitudes e pequenas latitudes) ser beneficiado. Para dar uma ideia da importncia destas consideraes, o professor americano P. Kirkpatrick, em um artigo bastante divulgado, mostra que um arremesso cujo alcance seja de 16,75 m em Boston constitua, na realidade, melhor resultado do que um alcance de 16,78 m na Cidade do Mxico. Isto em virtude de ser o valor da acelerao da gravidade, na Cidade do Mxico, menor do que em Boston. As correes que poderiam ser facilmente feitas para evitar discrepncias desta natureza no so sequer mencionadas nos regulamentos das Olimpadas. (Antnio Mximo e Beatriz Alvarenga. Curso de Fsica. v. 1. S. Paulo: Scipione, 1997. p. 148) O arremesso de dardo exige do atleta contrao muscular. Isso ocorre devido ao