(Pucsp 2004)
Hervé, THERY, "Retrato Cartográfico e Estatístico" In Brasil: um século de transformações, p. 408.
Sobre a evolução do espaço econômico no Brasil, é correto dizer que
até 1940 esse espaço organizava-se em dois blocos que, embora não contíguos, mantinham, por navegação costeira, intensas relações econômicas entre si, constituindo-se de fato num único espaço econômico bem integrado.
na expansão desse espaço, constata-se o papel chave do rodoviarismo em todas as direções, o que decorreu da precocidade da automobilização e por ser o meio rodoviário a forma ideal para o transporte de carga a longa distância.
a transferência da capital federal foi decisiva para a expansão desse espaço, deslocando e atraindo para o interior formas econômicas mais dinâmicas, o que se demonstra pela direção predominante dos fluxos migratórios.
hoje esse espaço quase coincide com o território nacional, mas esse fato não deve esconder que essa expansão se deu paralelamente a uma distribuição muito desigual de recursos humanos e econômicos nesse espaço.
as zonas de influência dos dois blocos desse espaço na década de 1940 alargavam-se e caminhavam para uma integração, em função da economia cafeeira, que estava substituindo a atividade canavieira.