Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Biologia - PUC 2005 | Gabarito e resoluções

1-9 de 9
Questão
2005Biologia

(PUCMG 2005) Analise a figura anterior e assinale a alternativa INCORRETA.

Questão
2005Biologia

(PUCCAMP 2005) Com a intensificação dos estudos, a caatinga tem se revelado um ecossistema rico em espécies e processos especializados de polinização. Nas margens do rio São Francisco, por exemplo, ocorrem alguns pares de espécies de lagarto, onde uma é encontrada apenas na margem direita e outra apenas na esquerda. De acordo com uma das hipóteses para explicar essa distribuição, o rio corria para um lago do interior do nordeste, e não para o mar. Já o estudo sobre a morfologia dos cactos revelou fatos interessantes. A cabeça arredondada dos cactos, por exemplo, é coberta por espinhos. Começando pelo centro e conectando os pontos de cada espinho até seu vizinho, chega-se a uma espiral com 2,5 ou 8 galhos - a sequência de Fibonacci. Segundo o texto, os lagartos passaram por processo de especiação em:

Questão
2005Biologia

(PUCCAMP 2005) A utilização de fibras de bananeira para a fabricação de papel não é novidade no Brasil. Uma das primeiras fábricas de celulose do país produzia papel a partir do talo dessa planta. Plantas fibrosas, como o algodão, também já foram largamente aproveitadas no país para a produção de celulose. (Adaptado de Ciência Hoje. v. 26. n. 152. p.44-5) A banana que se consome é fruto de uma planta triploide; as sementes não se formam uma vez que os gametas apresentam anormalidades no número de cromossomos. Na formação dos gametas, a distribuição anormal dos cromossomos ocorre durante a:

Questão
2005Biologia

(PUCCAMP 2005) As minhocas são animais

Questão
2005Biologia

(PUCMG 2005) Vírus têm sido utilizados como veículo para introduzir genes de interesse em células específicas de um animal vivo. Devido à ação terapêutica desses genes, o processo vem sendo denominado de terapia genética. Recentemente, cientistas conseguiram que ratos gorduchos ficassem magrinhos após injetar nos roedores um gene capaz de transformar as células que armazenam gordura, tornando-as capazes de sinalizar para o cérebro do animal a sensação de saciedade. Um gene que controla a proteína leptina foi colocado dentro de um vírus da gripe desativado, o qual, atuando como Cavalo de Tróia, introduziu o gene nos adipócitos dos roedores que, duas semanas depois, estavam comendo 30% menos e seus adipócitos estavam menores e repletos de mitocôndrias. (Texto parcialmente extraído do Jornal Folha de S. Paulo de 10/02/04.) A utilização de vírus em terapias genéticas, como a descrita acima, é uma realidade nas pesquisas atuais. Assinale a opção INCORRETA.

Questão
2005Biologia

(PUCPR 2005) Dos animais a seguir, o oxigênio e o dióxido de carbono são transportados pelo sistema circulatório SOMENTE em:

Questão
2005Biologia

Embora na espcie humana a aplicao do conceito de raas seja bastante controverso, em muitos animais ocorrem populaes da mesma espcie que diferem em determinadas caractersticas e esto adaptadas a ambientes diferentes. A condio inicial para o estabelecimento de raas :

Questão
2005Biologia

(PUC-MG 2005) Os lipdeos compreendem um grupo quimicamente variado de molculasorgnicas tipicamente hidrofbicas. Diferentes lipdeos podem cumprir funes especficas emanimais e vegetais. Assinale a alternativa INCORRETA:

Questão
2005Biologia

(PUCPR 2005) A organização do corpo dos vegetais é bem diferente da organização do corpo dos animais. A maior parte dessas diferenças deve ser interpretada como adaptação ao modo autotrófico de vida que caracteriza os vegetais, em oposição ao modo heterotrófico dos animais. Assim, podemos afirmar:

1-9 de 9