(PUCMG 2007) Desaparecimento em massa de abelhas nos EUA permanece inexplicável. A inquietação cresce entre os apicultores americanos pelo misterioso desaparecimento de milhões de abelhas nos últimos meses, problema que ameaça a produção nacional de mel e as colheitas que dependem do papel-chave desses insetos. O despovoamento de uma colmeia em até 20% durante o inverno é considerado normal, mas os apicultores demonstram preocupação uma vez que as colônias de abelhas domésticas estão em constante diminuição desde 1980 nos Estados Unidos. Quase 40% das abelhas de minhas 2.000 colônias morreram. Essa é a maior taxa de mortalidade que vi em meus 30 anos de carreira como apicultor, afirmou o presidente da associação de apicultores da Califórnia. As abelhas domésticas são essenciais para o cultivo de mais de 90 tipos de frutas e legumes, cujas colheitas estão avaliadas em 15 bilhões de dólares. (Fonte: Folha de S.Paulo, 06/04/2007.) A seguir são propostas algumas explicações para o fenômeno relatado na reportagem. I. Competição intra-específica. II. Aumento das áreas plantadas com monoculturas das fazendas. III. Uso de inseticidas para o controle de pragas agrícolas. IV. Aumento no número de colônias em uma determinada área. V. O fato de os zangões não apresentarem variabilidade genética por serem partenogenéticos. São explicações possíveis e biologicamente CORRETAS:
(PUCMG 2007) Os esquemas mostram as possíveis transfusões de sangue tradicionais em relação aos sistemas ABO e Rh. Pode-se dizer que os tipos sanguíneos mais difíceis e mais fáceis para receber sangue são, respectivamente:
(PUCRJ 2007) Os pássaros apresentam determinadas adaptações que facilitam sua capacidade de voar. Essas adaptações incluem:
(PUCCAMP 2007) O conjunto de organismos que vivem no mangue forma:
(PUC-PR 2007) O colesterol tem sido considerado um vilão nos últimos tempos, uma vez que as doenças cardiovasculares estão associadas a altos níveis desse composto no sangue. No entanto, o colesterol desempenha importantes funções no organismo. Analise os itens a seguir. I. O colesterol é importante para a integridade da membrana celular. II. O colesterol participa da síntese dos hormônios esteroides. III. O colesterol participa da síntese dos sais biliares. São corretas:
(PUC 2007) Vitaminas so compostos carbnicos necessrios para nosso crescimento emetabolismo normais. A falta de uma dessas vitaminas, encontrada em vegetais e frutasfrescas, era um problema srio, s vezes fatal, para marinheiros em viagens longas tendocomo um dos sintomas o sangramento de gengivas. Desse modo, instituiu-se que limesdeveriam fazer preferencialmente parte das provises para viagens martimas. Assinale a vitamina cuja carncia mencionada no texto:
(PUCRJ - 2007)Uma caracterstica gentica recessiva presente no cromossomo Y :
(PUCPR 2007) Os reforços apresentados pelas paredes dos vasos lenhosos (anelados, espiralados, etc.) têm por função:
(PUCPR 2007) Relacione as descrições dos Sistemas Circulatórios com seus respectivos Filos animais: I - Ausente. O alimento é distribuído diretamente da cavidade gastrovascular. II - Ausente. O alimento é distribuído pelo intestino muito ramificado. III - Ausente. O alimento é distribuído pelo fluido da cavidade pseudocelomática. IV - Presente. Do tipo fechado, com vasos pulsáteis e sangue dotado de pigmentos respiratórios. V - Presente. Do tipo aberto, com coração e vasos sanguíneos, onde circula o fluido celômico. P = Artrópodes S = Nematelmintos Q = Anelídeos T = Platelmintos R = Moluscos U = Cnidários Assinale a opção que contém as associações corretas:
(PUCPR 2007) As enzimas so catalisadores orgnicos e atuam na ativao das reaes biolgicas. Em relao s enzimas, podemos afirmar que:
(PUCRS 2007) Responda com base nas informaes do quadro a seguir, referente ao cdigo gentico. Para se incorporar um aminocido leucina (Leu) sequncia de certa protena, o cdon no mRNA pode ser:
(Pucmg 2007) Dentre os seres vivos, as planárias são conhecidas pela sua grande capacidade regenerativa. Sobre esses animais, é correto afirmar, EXCETO:
(PUC-SP 2007)A mesma molcula o RNA que faturou o Nobel de Medicina ou Fisiologia na segunda-feira foi a protagonista do prmio de Qumica entregue ontem. O americano Roger Kornberg, da Universidade Stanford, foi laureado por registrar em imagens o momento em que a informao gentica contida no DNA no ncleo da clula traduzida para ser enviada para fora pelo RNA o astro da semana. Esse mecanismo de transcrio, por meio do qual o RNA carrega consigo as instrues para a produo de protenas (e por isso ele ganha o nome de RNA mensageiro), j era conhecido pelos cientistas desde a dcada de 50. (Girardi, G. Estudo de RNA rende o segundo Nobel O Estado de S. Paulo, 5 out. 2006). A partir da leitura do trecho acima e de seu conhecimento de Biologia molecular, assinale a alternativa incorreta.