(PUC/RJ - 2008) Sobre os movimentos de independência ocorridos na América Hispânica nas primeiras décadas do século XIX, estão corretas as afirmações a seguir, À EXCEÇÃO DE:
A invasão napoleônica da Espanha em 1808 e a deposição do rei Fernando VII resultaram no estabelecimento de Juntas de Governo locais, tanto na Espanha como na América.
A liderança destes movimentos esteve nas mãos da elite crioula que, descontente com a política colonial adotada pelos Bourbons desde o final do século XIX, aliou-se aos chapetones nesta luta.
O ano de 1810 pode ser considerado o ano do início da explosão revolucionária no continente americano, quando os primeiros movimentos de independência manifestaram- se com impressionante rapidez e sincronia.
A volta de Fernando VII ao trono da Espanha, em 1814, mudou drasticamente a situação, uma vez que as autoridades régias na América, livres de quaisquer restrições constitucionais, perseguiram e sufocaram a maioria dos movimentos autonomistas.
Concretizando o ímpeto revolucionário iniciado em 1810, toda a América Hispânica tornou-se independente até o final da década de 1830, com a exceção de Cuba, Filipinas e Porto Rico.