(Pucpr 2009) Em relação à definição de Bem apresentada por Aristóteles, no Livro I da Ética a Nicômaco, considere as seguintes alternativas: O Bem é algo que está em todas as coisas, sendo identificado nos objetos, mas não entre os homens. O Bem é aquilo a que todas as coisas tendem, ou seja, o bem é definido em função de um fim. O Bem é o meio para termos uma ciência eficiente e útil, tal como a arte médica será eficiente se tivermos o bem como meio de sua prática. O Bem é algo abstrato, de difícil acesso à compreensão humana. De acordo com tais afirmações, podemos dizer que:
(PUC-PR -2009) So de quatro gneros os dolos que bloqueiam a mente humana. Para melhor apresent-los, assinalamos os nomes: dolos da Tribo, dolos da Caverna, dolos do Foro e dolos do Teatro. Fonte: BACON. Novum Organum..., So Paulo: Nova Cultural, 1999, p.33. correto afirmar que para Bacon:
(PUC-PR - 2009) Para Aristteles, em tica a Nicmaco, felicidade [...] uma atividade virtuosa da alma, de certa espcie. Assinale a alternativa que no condiz com a referida definio aristotlica de felicidade:
(PUC-PR -2009) No livro Discurso do mtodo (1537), Descartes estabeleceu algumas regras para bem conduzir a razo. I. Somente acolher alguma coisa como verdadeira aps conhec-la de maneira evidente. II. Somente acolher como falso aquilo que foi estabelecido empiricamente como falso. III. Dividir cada dificuldade a ser examinada em quantas partes forem possveis e necessrias para resolv-la. IV. Refletir, antes de tudo, sobre as dificuldades em seu aspecto global; privilegiar sempre o todo em detrimento das partes. V. Conduzir em ordem os pensamentos, comeando pelos objetos mais simples e mais fceis de conhecer, para subir, pouco a pouco, como por degraus, at o conhecimento dos mais complexos compostos. VI. Conduzir em ordem os pensamentos, comeando a examinar as coisas a partir da sua importncia moral at chegar a sua importncia histrica. VII. Fazer, para todos os procedimentos, revises e enumeraes completas para ter certeza de que nada foi omitido. VIII. Aceitar a f como fonte do conhecimento a partir da qual tudo pode ser pensado. IX. Observar a natureza para aprender a pensar. Correspondem a todas as regras do mtodo apenas os enunciados:
(Pucpr 2009) O verdadeiro fundador da sociedade civil foi o primeiro que, tendo cercado um terreno, lembrou-se de dizer isto meu e encontrou pessoas suficientemente simples para acredit-lo. Levando em conta a principal ideia que Rousseau quer transmitir com essa afirmao, assinale a alternativa verdadeira:
(PUC-PR -2009) Cincia e poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza no se vence, se no quando se lhe obedece. E o que contemplao apresenta-se como causa regra na prtica. Fonte: BACON. Novum Organum..., So Paulo: Nova Cultural, 1999, p.40. Tendo em vista o texto acima, assinale a alternativa correta:
(PUC-PR 2009) No pensamento poltico de Rousseau, o verdadeiro fundador da sociedade civil foi o primeiro que, tendocercado um terreno, lembrou-se de dizeristo meue encontrou pessoas suficientemente simples para acredit-lo. Quantos crimes, guerras, assassnios, misrias e horrores no pouparia ao gnero humano aquele que, arrancando as estacas ou enchendo o fosso, tivesse gritado a seus semelhantes: Defendeivos de ouvir esse impostor; estareis perdidos se esquecerdes que os frutos da terra so de todos e que a terra no pertence a ningum!. Grande a possibilidade, porm, de que as coisas j ento tivessem chegado ao ponto de no poder mais permanecer como eram, pois essa ideia de propriedade, dependendo de muitas ideias anteriores que s poderiam ter nascido sucessivamente, no se formou repentinamente no esprito humano. (ROUSSEAU, Jean-Jacques. Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens. 2. ed. So Paulo: Abril Cultural, 1978, p.2265. Coleo Os Pensadores). A este respeito, assinale a alternativaCORRETAa respeito da teoria contratualista de Rousseau.
(PUC-PR 2009) O sucesso do poder disciplinar se deve sem dvida ao uso de instrumentos simples: o olhar hierrquico, a sano normalizadora e sua combinao num procedimento que lhe especfico, o exame. Fonte: Foucault, Vigiar e punir,p. 143. I. Vigiar, muito mais que aplicar um olhar constante sobre o indivduo, significa disp-lo numa estrutura arquitetural e impessoal, na qual ele se sinta vigiado. II. Punir o nico objetivo da disciplina. III. Punir primeiramente tem a finalidade de uma ortopedia moral, de normalizao, no somente de um comportamento, mas do conjunto da existncia humana, seja obstaculizando a virtualidade de um comportamento perigoso mediante o uso de pequenas correes, seja incentivando condutas desejveis a partir de recompensas e vantagens. IV. O exame atua numa ampla rede de instituies psiquitricas, pedaggicas e mdicas, classificando as condutas em termos de normalidade e anormalidade. V. Para Foucault, as cincias que tomaram o homem como objeto de saber, a partir do final do sculo XVIII, no tm nada a ver com a vigilncia, a normalizao e o exame disciplinares. Assinale a(s) alternativa(s) correta(s):
(Pucpr 2009) O indivíduo é sem dúvida o átomo fictício de uma representação ideológica da sociedade; mas é também uma realidade fabricada por essa tecnologia específica de poder que se chama disciplina. Fonte: Foucault,Vigiar e punir,p.161. Assinale as alternativas corretas. I. Foucault quer afirmar que os indivíduos, nesse modelo de sociedade, são constituídos como efeitos da atuação de estratégias de poder correlatas a técnicas de saber. II. Para Foucault, o poder fundamentalmente reprime, recalca, censura, mascara, anulando os desejos individuais. III. A disciplina produz realidade, produz rituais de verdade, produz indivíduos úteis e dóceis. IV. Para Foucault, é o indivíduo que possui o poder. É ele quem dá sentido ao mundo. V. A disciplina, como estratégia privilegiada de fabricação do indivíduo e produção de verdades, existe desde a época do cristianismo primitivo.