(PUC Campinas - 2012) Isso tudo se passou conosco. (...) Nos caminhos jazem dardos quebrados; Os cabelos so espalhados. Destelhadas esto as casas, Incandescentes esto os muros. Vermes abundam por ruas e praas. E as paredes esto manchadas de miolos arrebentados. Vermelhas esto as guas, como se algum as tivesse tingido, E se a bebamos, eram guas de salitre. Golpevamos os muros de adobe em nossa ansiedade e nos restava por herana uma rede de buracos. Nos escudos esteve nosso resguardo, mas os escudos no detm a desolao. Temos comido pes de colorim [rvore venenosa], temos mastigado grama salitrosa, pedaos de adobe, lagartixas, ratos, e terra em p e mais os vermes. (...) (Miguel Len-Portilla. A conquista da Amrica Latina vista pelos ndios. Rio de Janeiro: Vozes, 1985. p.41) Nesses versos, notam-se os seguintes recursos estilsticos: I.repetio de um mesmo padro sinttico, como em Destelhadas esto as casas, Incandescentes esto os muros, Vermelhas esto as guas; II.ritmo bem compassado, em virtude da regularidade mtrica dos versos; III. manuteno de um sujeito indeterminado, de modo a revestir de mistrio a autoria das aes narradas. Atende ao enunciado SOMENTE o que est em
(PUC/RS - 2012) Para responder questo, considere o seguinte texto, sobre um aspecto essencial da cultura renascentista, no incio da Idade Moderna. Apostura dos humanistas valorizava o que de divino havia em cada homem, induzindo-o a expandir suas foras, a criar e a produzir, agindo sobre o mundo para transform-lo de acordo com sua vontade e interesse. (SEVCENKO, Nicolau. O Renascimento, So Paulo: Atual, 1985, p. 16) O autor destaca no texto especificamente a caracterstica do humanismo renascentista denominada