(Pucrs 2014) #vemprarua foi expressão celebrada nas redes sociais em 2013. Não foram apenas os vinte centavos na redução das tarifas do transporte público, mas sim uma série de descontentamentos com o Brasil e com os políticos que o governam que levaram multidões a fechar avenidas e a gritar palavras de ordem. Nesta prova de literatura em língua portuguesa, você deverá resolver questões que retratam os políticos, a insatisfação do povo com a política e também as suas manifestações contra o sistema.
Para responder à questão, leia os versos abaixo e o comentário sobre o poema do qual a estrofe foi extraída, preenchendo as lacunas com o nome do autor e o título das obras.
[...] Senhor Deus dos desgraçados!
Dizei-me vós, Senhor Deus!
Se é loucura... se é verdade
Tanto horror perante os céus...
Ó mar, por que não apagas
Co’a esponja de tuas vagas
De teu manto este borrão?...
Astros! noites! tempestades!
Rolai das imensidades!
Varrei os mares, tufão! [...]
“Se observarmos os poemas mais conhecidos de _________, como _________ ou _________, vislumbraremos o quanto é possível cada um desses famosos textos serem cadernos de gravuras, em que uma imagem completa outra, na lógica irrefutável do sonho. [...] Tanto em um como no outro, a visão é a de quem contempla do alto, com asas do futuro, desde os filhos da África, livres, em sua terra, até as cenas da tragédia no mar que os torna escravos sob o açoite.”
(Adaptado de Carlos Nejar, História de Literatura Brasileira).
A alternativa que completa corretamente as lacunas do comentário é:
Castro Alves – ‘Vozes d’África’ – ‘O navio negreiro’
Gonçalves Dias – ‘Canção do exílio’ – ‘O canto do Piaga’
Álvares de Azevedo – ‘Vozes d’ África’ – ‘No mar’
Gonçalves Dias – ‘O navio negreiro’ – ‘O canto do guerreiro’
Castro Alves – ‘Canção do exílio’ – ‘Saudação a Palmares’