(Pucsp 2016) Leia:
“O mercado de combustíveis fósseis está em negação sobre a queda de demanda futura e iludindo seus investidores. Uma análise da Carbon Tracker Initiative questiona os cenários promovidos por grandes empresas de energia, que calculam que o uso de fósseis continuará a crescer nas próximas décadas – sem considerar o barateamento das fontes renováveis, a inclinação à descarbonização de muitos países e o alto investimento em outras tecnologias de armazenamento de energia e eficiência energética.”
(Perdidos na transição energética. In Observatório do Clima, http://www.observatoriodoclima.eco.br/perdidos-na-transicaoenergetica/, acesso 27/10/2015)
Considerando o questionamento feito no texto ao mercado produtor e comercial de combustíveis fósseis, é correto afirmar que
a diminuição das emissões de carbono (descarbonização) é fato notório e alvo de programas eficientes, como nos EUA e na China, antes os principais emissores.
o crescimento futuro do uso de combustíveis fósseis é certo, pois as novas tecnologias de prospecção estão nos informando sobre reservas inesgotáveis.
o questionamento parece fazer sentido, pois já se nota em vários países, inclusive na China, uma queda da demanda atual por combustíveis fósseis.
é inconsistente a afirmação sobre o barateamento das fontes renováveis, pois os custos com o armazenamento dessas, como represas, por exemplo, são sempre crescentes.