ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

Considere o texto a seguir.TermorregulaoOs homeotr

Considere o texto a seguir.

 

Termorregulação

 

Os homeotérmicos conseguem manter sua temperatura corporal constante na presença de variações significativas de temperatura ambiente Essa característica traz vantagens e desvantagens. Os homeotérmicos podem sobreviver em uma ampla variedade de ambientes e podem ficar ativos no inverno. Porém, eles precisam ingerir mais alimento que outros animais, pois para manter sua temperatura necessitam de processos metabólicos que demandam grande quantidade de energia. Já os pecilotérmicos são capazes de sobreviver a longos períodos sem alimento porque precisam de muito menos energia. Mas, de onde vem o calor do corpo, o calor que os homeotérmicos mantém dentro de uma faixa estreita, graças a estratégias típicas desses animais, e que os pecilotérmicos controlam por comportamento? O calor é um subproduto de todos os processos metabólicos, do metabolismo de carboidratos, gorduras e proteínas. Pode entrar também a partir do exterior através de radiação, condução e convecção. Um organismo está sempre “queimando” as substâncias citadas, mesmo em jejum e em repouso. Esse metabolismo mínimo que mantém o organismo vivo pode ser medido pela taxa metabólica basal. O metabolismo basal é maior nos homeotérmicos devido ao custo energético extra que estes animais têm para gerar calor e manter a temperatura.

ROCHA.N.C Termorregulação. Disponível em: http://www.uff.br/fisiovet/Conteudos/termorregulacao.htm. Acesso: 17 de jun. 2017.

 

Mamíferos menores apresentam uma taxa metabólica alta comparada a mamíferos maiores, isso se deve:

A

à área superficial em relação ao volume ser muito grande em mamíferos menores, gerando uma maior dissipação do calor.

B

à área superficial em relação ao volume ser muito pequena em mamíferos menores, gerando uma maior contenção do calor, que acelera a velocidade das reações enzimáticas.

C

à área superficial em relação ao volume ser muito pequena em mamíferos menores, gerando uma maior dissipação do calor.

D

a um aumento da área superficial ao cubo (S3) e volume ao quadrado (V2), aumentando a área de dissipação de calor.

E

ao menor tamanho das células de animais menores comparados a animais maiores. Nos animais menores a relação superfície/volume é S3/V2 e nos animais maiores é de S2/V3 .