(PUC/PR - 2020) Leia o texto a seguir e responda questo. A aceitao deO Stimo Guardiocom o grande pblico j no das melhores, e a novela de realismo fantstico de Aguinaldo Silva ainda parece no cooperar com ela mesma. Uma falha da produo da trama acabou exibindo um erro de ortografia em uma placa que mostrava Bem-vindo Tubiacanga. A crase, no caso, estINCORRETA. O acento grave, indicativo de crase, tem regras muito estveis em nossa lngua. Na placa anterior, por exemplo, as condies para que ocorra o processo de crase no so atingidas, portanto no pode haver acento. Em outras construes, no entanto, o fenmeno ocorre naturalmente, como em
(PUC/Campinas- 2020) Literatura e realidade Hoje est na moda dizer que uma obra literria constituda mais a partir de outras obras, que a precederam, do que em funo de estmulos diretos da realidade, pessoal, social ou fsica. Deve haver boa dose de verdade nisso. Todas as vezes, dizia Proust1, que um grande artista nasce, como se o mundo fosse criado de novo, porque ns comeamos a enxerg-lo conforme ele o mostra. Para o Naturalismo, a obra era essencialmente uma transposio direta da realidade, como se o escritor conseguisse ficar diante dela na situao de puro sujeito em face do objeto puro, registrando (teoricamente sem interferncia de outro texto) as noes e impresses que iriam constituir seu prprio texto. Essa esttica repousa na utopia da originalidade absoluta pela experincia imediata, que levava o escritor a desconfiar da influncia mediadora de obras alheias. Mas ns sabemos que, embora filha do mundo, a obra um mundo, e que convm antes de tudo pesquisar nela mesma as razes que a sustm como tal. A sua razo especfica a disposio dos ncleos de significado, formando uma combinao singular, segundo a qual a realidade do mundo foi reordenada, transformada, desfigurada ou at posta de lado, para dar nascimento ao outro mundo que a obra constitui. Ver criticamente a obra escolher um dos momentos do processo como plataforma de observao. Num extremo, possvel encar-la como uma duplicao da realidade, de maneira que o trabalho imitativo fique reduzido a um registro sem grandeza, pois se era para fazer igual, por que no deixar a realidade em paz? J no outro extremo possvel ver a obra como um objeto manufaturado com arbtrio soberano, que alcana significao na medida em que nada tem a ver com a realidade. Mas seria melhor a viso que pudesse rastrear na obra o mundo como material de origem, para surpreender no processo vivo da montagem a singularidade da forma segundo a qual se d a ver um mundo novo. 1Marcel Proust (1871-1922): romancista, ensasta e crtico literrio francs, autor de Em Busca do Tempo Perdido, publicada em sete volumes. (Adaptado de: CANDIDO, Antonio. O discurso e a cidade. Rio de Janeiro: Ouro sobre azul, 2013, p. 107-108) correto o seguinte comentrio:
(PUC Gois - 2020) Leia o trecho de Vidas Secas, de Graciliano Ramos: Baleia, imvel, paciente, olhava os carves e esperava que a famlia se recolhesse. Enfastiava-a o barulho que Fabiano fazia. No campo, seguindo uma rs, se esgoelava demais. Natural. Mas ali, beira do fogo, para que tanto grito? Fabiano estava-se cansando toa. Baleia se enjoava, cochilava e no podia dormir. Sinha Vitria devia retirar os carves e a cinza, varrer o cho, deitar-se na cama de varas com Fabiano. Os meninos se arrumariam na esteira, por baixo do carit, na sala. Era bom que a deixassem em paz. O dia todo espiava os movimentos das pessoas, tentando adivinhar coisas incompreensveis. Agora precisava dormir, livrar-se das pulgas e daquela vigilncia a que a tinham habituado. Varrido o cho com vassourinha, escorregaria entre as pedras, enroscar-se-ia, adormeceria no calor, sentindo o cheiro das cabras molhadas e ouvindo rumores desconhecidos o tique-taque das pingueiras, a cantiga dos sapos, o sopro do rio cheio. Bichos midos e sem dono iriam visit-la. (RAMOS, Graciliano. Vidas secas. 53. ed. Rio, So Paulo: Record, 1984, pp. 69-70.) Marque a alternativa que indica corretamente o processo de formao das palavras sublinhadas no texto: