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Questões de Filosofia - PUC | Gabarito e resoluções

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Questão
2020Filosofia

(PUC - PR 2020) Nas reflexes de Immanuel Kant sobre o conhecimento racional na sua obra Fundamentao da Metafsica dos Costumes lemos: A velha filosofia grega dividia-se em trs cincias: a Fsica, a tica e a Lgica. Esta diviso est perfeitamente conforme com a natureza das coisas, e nada h a corrigir nela a no ser apenas acrescentar o princpio em que se baseia, para deste modo, por um lado, nos assegurarmos da sua perfeio, e, por outro, podermos determinar exactamente as necessrias subdivises. KANT, Immanuel. Fundamentao da Metafsica dos Costumes. Traduo de Antnio Pinto de Carvalho. Lisboa: Companhia Editora Nacional. EDIES 70, 2007. Sobre a Fsica, a tica e a Lgica, CORRETOafirmar que essas subdivises

Questão
2018Filosofia

(PUC-PR/2018) Leia o texto a seguir. Esta é a situação básica do homem. O mundo é criado por mãos humanas para servir de casa aos humanos durante um tempo limitado. Porque o mundo é feito por mortais, ele é perecível. Porque os seus habitantes estão continuamente a mudar, o mundo corre o risco de se tornar tão mortal como eles. Para preservar o mundo contra a mortalidade dos seus criadores e habitantes, é necessário constantemente restabelecê-los de novo. O problema é saber como educar de forma a que essa recolocação continue a ser possível, ainda que, de forma absoluta, nunca possa ser assegurada. ARENDT, Hannah. A crise na educação. In: Entre o passado e o futuro. Tradução Mauro W. Barbosa de Almeida. 5 ed. São Paulo: Perspectiva, 2005. No trecho extraído do texto A Crise na Educação, a filósofa Hannah Arendt tece considerações sobre o que ela considera como uma das razões do problema educacional moderno. Para a autora, essa questão passa por noções de conservadorismo, renovação, autoridade e tradição. Com base no trecho apresentado e nos seus conhecimentos sobre o texto, assinale a resposta CORRETA.

Questão
2018Filosofia

(PUC PR-2018) Considere as informaes a seguir. Ao abordar o problema da tcnica moderna no livro Tcnica, Medicina e tica, o filsofo Hans Jonas afirma que o progresso deve ser analisado criticamente, pois: Os meios com os quais promete eliminar a misria do Terceiro Mundo e acrescentar o bem-estar material a toda a humanidade, em crescimento graas a ele os meios da tcnica agressiva , ameaam, precisamente com os seus xitos a curto prazo, a conduzir uma devastao ambiental talvez irremedivel a longo prazo. mais a eficcia demasiado grande do que a demasiado pequena dos recursos aquilo a que temos de temer; nosso poder mais que nossa impotncia. Hans Jonas demonstra ser necessria a proposio de uma nova tica para o futuro, sendo que essa tica tem de considerar a evoluo da tcnica e a noo de progresso sugerida pela cincia. Com base no texto apontado e de acordo com os seus conhecimentos sobre o tema, assinale a alternativa que melhor expressa a viso tica proposta por Hans Jonas.

Questão
2017Filosofia

(PUC-Campinas - 2017) TEXTO PARA A PRXIMA QUESTO: Jos de Alencar retratou o seu heri goitac em prosa, a exemplo do que o escocs Walter Scott havia feito com os cavaleiros medievais na clebre novela Ivanho. Para evocar um mtico passado nacional, na falta dos briosos cavaleiros medievais de Scott, o ndio seria o modelo de que Alencar lanaria mo. (...) O ndio entrara como tema na literatura universal por influncia das ideias dos filsofos iluministas e especialmente, da obra de Jean-Jacques Rousseau (...). As teses de Rousseau sobre o bom selvagem, por sua vez, bebiam na fonte das narrativas de viajantes do sculo XVI, os primeiros europeus que haviam colocado os ps no cho americano. Foram esses viajantes os responsveis pela propagao do juzo de que, do outro lado do oceano, existia um povo feliz, vivendo sem lei nem rei (...). (NETO, Lira. O inimigo do Rei. Uma biografia de Jos de Alencar. So Paulo: Globo, 2006. p. 166-167) Para o filsofo iluminista francs a que o texto de Lira Neto se refere,

Questão
2017Filosofia

(Pucrj 2017) Os humanistas e artistas do Renascimento italiano apregoavam a “volta aos Antigos” como fundamento de suas ações no presente. Assinale a alternativa que expressa o que era entendido por “volta aos Antigos”.

Questão
2016Filosofia

(PUC PR - 2016) Leia e analise as afirmativas a seguir: I. O processo de desigualdade consolidou-se com o estabelecimento da lei e do direito da propriedade. II. O processo de desigualdade surgiu como resultado do medo constante da violncia existente no estado de natureza, em que h apenas o direito daqueles mais fortes. III. Em sua teoria contratualista, o processo de desigualdade consolidou-se com a transformao do poder legtimo em poder arbitrrio. IV. O homem por natureza bom. Contudo, a sociedade que o corrompe. V. Realiza um elogio ao processo de socializao, uma vez que este foi responsvel por ter corrompido o ser humano, tornando-o egosta. Segundo Rousseau, estoCORRETASapenas as alternativas:

Questão
2016Filosofia

(PUC-PR - 2016) Leia atentamente o fragmento a seguir: O homem selvagem, entregue pela natureza unicamente ao instinto, ou melhor, compensado daquele que talvez lhe falte, por faculdades capazes primeiro de o substiturem e depois de elev-lo muito acima do que era, comear, pois, pelas funes puramente animais: perceber e sentir ser seu primeiro estado, que lhe ser comum com todos os animais. Querer e no querer, desejar e temer, sero as primeiras e quase as nicas operaes de sua alma at que novas circunstncias nele provoquem novos desenvolvimentos. ROUSSEAU, Jean-Jacques. Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens. So Paulo: Martins Fontes, 1999, p.174. A respeito do pensamento contratualista de Rousseau, podemos afirmar que:

Questão
2016Filosofia

(Puccamp 2016) Durante o Iluminismo (séculos XVII e XVIII), vários filósofos e cientistas questionaram a visão de que a sociedade era resultado de uma ordenação divina e que deveria se guiar pelas leis da Igreja. Podemos encontrar, nesse período, a formulação

Questão
2015Filosofia

(PUC-PR -2015) Leia os enunciados abaixo a respeito do pensamento filosfico de Scrates. I. O texto Apologia de Scrates, cujo autor Plato, apresenta a defesa de Scrates diante das acusaes dos atenienses, especialmente, os sofistas, entre os quais est Meleto. II. Scrates dispensa a ironia como mtodo para refutar as acusaes e calnias sofridas no processo de seu julgamento. III. Entre as acusaes que Scrates recebe est a de corromper a juventude. IV. Scrates acusado de ensinar as coisas celestes e terrenas, a no acreditar nos deuses e a tornar mais forte a razo mais dbil. V. Scrates nega que seus acusadores so ambiciosos e resolutos e, em grande nmero, falam de forma persuasiva e persistente contra ele. Assinale a alternativa que apresenta apenas as afirmativas CORRETAS.

Questão
2015Filosofia

(PUCGO -Adaptada)O Texto 1 apresenta no seu primeiro verso uma das temticas que norteiam bem a situao do homem contemporneo: a angstia. interessante observar que esse tema ganha fora na atualidade, principalmente pelo vis do consumo. Veja o fragmento abaixo: Diante de um mercado forte e diversificado, o homem da sociedade contempornea continuamente bombardeado por sedutoras peas publicitrias que prometem bem-estar,status, conforto, projeo imediata e iluso de segurana. Com a chegada das festas de fim de ano, a lgica do consumo, logo existo, segundo a qual o bem-estar conquistado pela aquisio de produtos, se torna ainda mais evidente. Em casos extremos, a compulso por compras pode se tornar patolgica. (Disponvel em: http://www2.uol.com.br/vivermente/reportagens/cons.... Acesso em: 3 jan. 2015. Adaptado.) Sobre essa temtica (angstia) que envolve o homem e o fragmento anterior, analise as proposies a seguir: I - Nietzsche, um dos pensadores mais importantes do sculo XIX, retorna at os gregos para defender Scrates; afinal, ele foi o primeiro a encaminhar a reflexo moral em direo ao controle racional das paixes. Ele orienta seus escritos na direo de subjugar pela razo as foras vitais, instintivas, pois s ela garante o bom e o valoroso. E, portanto, a razo consegue pr um fim angstia humana. II - Kierkegaard, filsofo dinamarqus do sculo XIX, foi o primeiro a descrever a angstia como experincia fundamental do ser livre ao se colocar em situao de escolha. Para ele, a existncia permeada de contradies que a razo incapaz de solucionar. A soluo da contradio se daria pela paixo. III - Hegel um dos filsofos que ajudam a fortalecer a ideia Kierkegaardiana quando, em sua obraFenomenologia do esprito, trata sobre como solucionar os conflitos do ser humano por meio do conceito. Hegel acredita e defende que a angstia precede o ato livre. Para ele, o ser humano visto como ser existente. Em relao s proposies analisadas, assinale a alternativa correta:

Questão
2015Filosofia

(PUC-PR -2015) Leia o fragmento a seguir, extrado do Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens, de Rousseau: do homem que devo falar, e a questo que examino me indica que vou falar a homens, pois no se propem questes semelhantes quando se teme honrar a verdade. Defenderei, pois, com confiana a causa da humanidade perante os sbios que a isso me convidam e no ficarei descontente comigo mesmo se me tornar digno de meu assunto e de meus juzes. ROUSSEAU, Jean-Jacques. Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens. So Paulo: Martins Fontes, 1999, p.159. A partir da teoria contratualista de Rousseau, assinale a alternativa que representa aquilo que o filsofo de Genebra pretende defender na obra.

Questão
2015Filosofia

(PUC-GO 2015) [...] Arandir (numa alucinação) Dália, faz o seguinte. Olha o seguinte: diz à Selminha. (violento) Diz que, em toda minha vida, a única coisa que salva é o beijo no asfalto. Pela primeira vez. Dália, escuta! Pela primeira vez, na vida! Por um momento, eu me senti bom! (furioso) Eu me senti quase, nem sei! Escuta, escuta! Quando eu te vi no banheiro, eu não fui bom, entende? Desejei você. Naquele momento, você devia ser a irmã nua. E eu desejei. Saí logo, mas desejei a cunhada. Na praça da Bandeira, não. Lá, eu fui bom. É lindo! É lindo, eles não entendem. Lindo beijar quem está morrendo! (grita) Eu não me arrependo! Eu não me arrependo! Dália Selminha te odeia! (Arandir volta para a cunhada, cambaleante. Passa a mão na boca encharcada.) Arandir (com voz estrangulada) Odeia.(muda de tom) Por isso é que recusou. Recusou o meu beijo. Eu quis beijar e ela negou. Negou a boca. Não quis o meu beijo. Dália Eu quero! Arandir (atônito) Você? Dália (sofrida) Selminha não te beija, mas eu. Arandir (contido) Você é uma criança. (Dália aperta entre as mãos o rosto de Arandir.) Arandir Dália. (Dália beija-o, de leve, nos lábios.) Dália Te beijei. Arandir (maravilhado) Menina! Dália (quase sem voz) Agora me beija. Você. Beija. Arandir (desprende-se com violência) Eu amo Selminha! Dália (desesperada) Eu me ofereço e. Selminha não veio e eu vim. Arandir Dália, eu mato tua irmã. Amo tanto que. (muda de tom) Eu ia pedir. Pedir à Selminha para morrer comigo. Dália Morrer? Arandir (desesperado) Eu e Selminha! Mas ela não veio! Dália (agarra o cunhado. Quase boca com boca, sô- frega) Eu morreria. Arandir Comigo? Dália (selvagem) Contigo! Nós dois! Contigo! Eu te amo! [...] (RODRIGUES, Nelson. O beijo no asfalto. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1995. p. 98-100.) O textofaz menção a desejo. É curioso observar como o ato de desejar está sempre presente na vida humana desde o nascimento. O desejo de se descobrir, o desejo de viver, o desejo de passar no vestibular, o desejo de ser feliz e o desejo de ter. O desejo é força propulsora que nos move. Nada nos empurra mais à ação que a vontade de possuir. O capitalismo, sabendo dessa nossa fraqueza de querer possuir, acabou por se apoderar dela. Ele lucra cada dia mais com o consumismo dos indivíduos. Esseconsumo alicerçado numa fome insaciável de comprar nasce muitas vezes no subconsciente do homem, com a alienação imposta pela chamada indústria cultural. A ideia de que o consumo não é desejo natural, mas antinatural, está alicerçada na filosofia de um filósofo grego da antiguidade. Ele defende que o maior prazer só é alcançável por meio do conhecimento, da amizade e de uma vida moderada, livre do medo e da dor. E que o homem sábio busca a realização dos desejos naturais e necessários, combate os desejos antinaturais e artificiais e evita com todas as suas forças os desejos dispensáveis. Marque a alternativa que apresenta o autor desse pensamento:

Questão
2015Filosofia

(PUC-PR/2015) Michel Foucault, em Vigiar e Punir, apresenta duas imagens de disciplina: a disciplina-bloco e a disciplina-mecanismo. Para mostrar como esses dois modelos se desenvolveram, o autor destaca dois casos: o medieval da peste e o moderno do panptico. Assinale, portanto, a alternativa INCORRETA:

Questão
2015FilosofiaSociologia

(Pucrs 2015) Analise as afirmativas sobre os totalitarismos nazista e fascista do período entre guerras, preenchendo os parênteses com F (falso) ou V (verdadeiro).( ) Os movimentos totalitários combatiam o liberalismo e o marxismo, contra os quais opunham o discurso nacionalista.( ) Tanto o nazismo quanto o fascismo receberam amplo apoio dos estratos mais pobres da população.( ) Ao contrário do nazismo, o fascismo, uma vez no poder, não criou um mecanismo estatal especializado em propaganda.( ) A questão racial foi mais enfatizada pelo discurso nazista do que pelo fascismo.( ) O nazismo e o fascismo foram fenômenos políticos restritos à Alemanha e à Itália, não exercendo influência em outros países do Ocidente. O correto preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

Questão
2015Filosofia

(PUC-CAMPINAS 2015) A herança cultural deixada pelos gregos foi muito rica e influenciou toda a civilização ocidental. A alternativa cuja afirmação identifica aspectos da filosofia grega que guardam relação com questões atuais, é:

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