A matriz de transporte de um país é constituída pelo conjunto de meios de circulação utilizados para transportar mercadorias e pessoas, sendo que uma matriz de transporte eficiente permite a locomoção de cargas no menor tempo e com o menor preço.
Sobre a matriz de transporte brasileira, pode-se afirmar:
A maior parte do transporte de cargas, na segunda metade do século passado, era feito por ferrovias e pela navegação de cabotagem.
O gasoduto Bolívia-Brasil objetiva, sobretudo, diminuir o consumo das fontes alternativas de energia, alterar a matriz energética e diminuir o uso do transporte rodoviário.
O desequilíbrio da matriz que prioriza as rodovias para transportar cargas compromete a competitividade dos produtos nacionais no mercado externo.
O impacto do alto custo do transporte de cargas recai apenas sobre os produtos produzidos no país, visto que as exportações têm seus preços preestabelecidos no comércio mundial.
A modernização da infraestrutura de controle e segurança nos aeroportos é iniciativa do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e tem por objetivo baratear e ampliar o transporte de cargas.