(UEFS 2014 - Meio do ano)
A figura representa um sistema de saneamento com instalações sanitárias, coleta, tratamento e disposição final adequada do esgoto, em que não se registra a presença de micro-organismos patogênicos na água do córrego, que serve como fonte de abastecimento humano.
Com base nos conhecimentos acerca dos grupos de doenças relacionadas com água contaminada e ausência de rede de esgotos, é correto afirmar:
Doenças feco-orais bacterianas, como giardíase e disenteria amebiana, são transmitidas pelo contato de pessoa para pessoa, quando não se tem higiene pessoal e doméstica adequada.
Doenças, como tricuríase e amarelão, transmitidas pela falta de água, e a higiene pessoal insuficiente criam condições favoráveis para sua disseminação.
Eliminar condições que possam favorecer criadouros pode ser uma forma de prevenção para as doenças transmitidas por vetores que se relacionam com a água, como a malária e a doença de Chagas.
Doenças, como leptospirose, amebíase e hepatite infecciosa em que o agente etiológico é ingerido, podem ser evitadas pelo fornecimento de água em quantidade adequada e promoção a higiene pessoal, doméstica e dos alimentos.
Doenças, como a febre amarela e filariose em que a procriação de insetos se dá em locais contaminados pelas fezes, têm como principal prevenção a melhoria das moradias e das instalações sanitárias, como as especificadas na figura.