(UEFS 2015 - Meio do ano) O ecúmeno (onde a humanidade vive) não seria explicado apenas por fatores naturais, mas também históricos. Ele se definiria, no interior do meio geográfico, como uma obra humana. […] “A definição dos diferentes fatores dessa distribuição populacional também sugere o caminho da superação de uns em relação a outros. Ou melhor, o aumento da complexidade dos fatores intervenientes. (DAMIANI, 2001, p. 52).
A partir das informações do texto e dos conhecimentos sobre a distribuição da população mundial e brasileira, é correto afirmar:
A população brasileira, seguindo a tendência mundial, vem acelerando o crescimento nas últimas décadas.
Os estados da Região Sul do Brasil, pelas suas condições climáticas, possuem a maior população absoluta e relativa do país.
As áreas rurais, do sertão do Nordeste brasileiro, são marcadas por elevadas densidades demográficas e pelo predomínio dos homens, em sua estrutura populacional.
A Ásia é o continente mais populoso e sua distribuição populacional é muito desigual, com mais de 60% dos habitantes concentrados na China e na Índia.
A Índia é o país mais populoso da Terra, mas, devido a um rigoroso controle de natalidade, deverá ser ultrapassada pela China, em população, nas próximas décadas.