(UEFS 2015 - Meio do ano) Sobre o espaço agrário, organização, sistematização e importância econômica, é correto afirmar:
A produção agrícola depende de fatores básicos fundamentais, como o ambiente natural, o trabalho, a política agrícola implementada pelo Estado e o capital, que define a tecnologia e a modernização da produção.
O setor agropecuário é responsável por uma produção com grande participação no PIB brasileiro, privilegiando os produtos voltados para o mercado externo de alimentos, como arroz, feijão, farinha e milho, e estimulando a entrada de dólares no país.
A soja é hoje um dos produtos transgênicos mais espalhados pelo mundo, apesar de países, como os Estados Unidos e a Argentina, não utilizarem em suas áreas de sojicultura variedades transgênicas.
Os agrossistemas são modelos de interações entre os meios urbanos e os minifúndios periféricos, com o objetivo de suprir as necessidades básicas originadas do cultivo de vegetais para os mercados interno e externo.
A agricultura orgânica, disseminada em muitos países, como nas planícies centrais dos Estados Unidos, utiliza inúmeras técnicas de preservação dos solos, a exemplo da prática da agricultura comercial altamente mecanizada.