(Ueg 2013) Ganhar mais de 40 medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos é fácil. Determine que todas as escolas de seu país descubram os alunos de 3 a 13 anos que mais se destacam nas aulas de Educação Física. Separe-os da família e interne-os em escolas de esportes até a idade adulta. Distribua-os entre os esportes olímpicos em que têm mais chances de medalha olímpica. Esse é, pelo menos, o modelo que funcionou para a China nos jogos de Pequim.ESPECIAL OLIMPÍADAS. Época, Globo, ed. 536, 25 ago. 2008. p. 153. O trecho da reportagem da revista Época enfoca o esforço nacional chinês para obter sucesso nos Jogos Olímpicos de Pequim. Em termos comparativos, os atuais estudos de História Antiga atestam que na Grécia, berço dos jogos, existia grande competitividade entre as cidades-Estados. Filosoficamente, esse espírito competitivo dos helenos atesta que:
(Ueg 2013) O movimento cartista (1838-1848) foi uma das primeiras manifestações coletivas do movimento operário inglês. Entre suas reivindicações, estavam o voto universal e secreto, o pagamento aos deputados e as eleições anuais para o Parlamento. Em fevereiro de 1848, houve a revolução que derrubou a monarquia liberal francesa e foi realizada essencialmente pela burguesia e pelo proletariado. Ao relacionar estes acontecimentos históricos com a teoria da luta de classes de Karl Marx, pode-se afirmar:
(Ueg 2013) A expressão Tudo o que é bom, belo e justo anda junto foi escrita por um dos grandes filósofos da humanidade. Ela resume muito de sua perspectiva filosófica, sendo uma das bases da escola de pensamento conhecida como
(UEG -2013) O ser humano, desde sua origem, em sua existncia cotidiana, faz afirmaes, nega, deseja, recusa e aprova coisas e pessoas, elaborando juzos de fato e de valor por meio dos quais procura orientar seu comportamento terico e prtico. Entretanto, houve ummomento em sua evoluo histrico-social em que o ser humano comea a conferir um carter filosfico s suas indagaes e perplexidades, questionando racionalmente suas crenas, valores e escolhas. Nesse sentido, pode-se afirmar que a filosofia
(UEG - 2013) Em sua 11. tese sobre Feuerbach, Karl Marx (1818-1883) afirma que Os Filsofos at hoje interpretaram o mundo, cabe agora transform-lo. Muitos marxistas interpretaram mal a frase de Marx e abandonaram livros, teoria e partiram para a prtica, negligenciando o significado da noo de prxis em Marx. Nesse sentido, tem-se que
(UEG-GO2013) A respeito do materialismo histórico de Karl Marx, verifica-se que é uma
(UEG/2013) A ciência desconfia da veracidade de nossas certezas, de nossa adesão imediata às coisas, da ausência de crítica e da falta de curiosidade. Por isso, onde vemos coisas, fatos e acontecimentos, a atitude científica vê problemas e obstáculos, aparências que precisam ser explicadas. CHAUI, Marilena. Convite à filosofia. São Paulo: Ática, 2003. p. 218. Com base na afirmação precedente pode-se afirmar que:
(UEG 2013) As histórias, resultado da ação e do discurso, revelam um agente, mas este agente não é autor nem produtor. Alguém a iniciou e dela é o sujeito, na dupla acepção da palavra, mas ninguém é seu autor. ARENDT, Hannah. A condição humana. Apud SÁTIRO, A.; WUENSCH, A. M. Pensando melhor iniciação ao filosofar. São Paulo: Saraiva, 2001. p. 24. A filósofa alemã Hannah Arendt foi uma das mais refinadas pensadoras contemporâneas, refletindo sobre eventos como a ascensão do nazismo, o Holocausto, o papel histórico das massas etc. No trecho citado, ela reflete sobre a importância da ação e do discurso como fomentadores do que chama de negócios humanos. Nesse sentido, Arendt defende o seguinte ponto de vista: