(UEG - 2017/1)
A mercantilização é um dos fenômenos característicos da modernidade. O mercado foi tematizado pelas ciências humanas e cada vez mais vem sendo abordado por filósofos, especialmente o fenômeno que alguns denominam “idolatria do mercado”. Partindo das análises sociológicas e filosóficas a respeito da relação entre mercantilização das relações sociais e consciência, verifica-se que
a mercantilização é um produto da cultura moderna, pois o mundo de mercadorias no qual vivemos foi gerado pela consciência mercantil.
a consciência humana foi totalmente mercantilizada e por isso as ideias se tornaram mercadorias que são vendidas sob a forma de direitos autorais.
a mercantilização e a consciência são dois fenômenos paralelos que não possuem relação e são autônomos e independentes um do outro.
o processo de mercantilização gera efeitos na consciência humana, desencadeando um processo de constituição de uma consciência coisificada.
a consciência é cada vez mais um produto da indústria cultural, que vem se conscientizando e substituindo a mercantilização pela ética.