(UEG 2017/1)
O poder político é um dos temas fundamentais da filosofia e da sociologia. Na história do pensamento social, tanto filosófico quanto sociológico, diversas concepções de poder foram produzidas. A esse respeito, nota-se que
Aristóteles foi o primeiro pensador que elaborou uma sociologia do poder, ao analisar as mudanças das formas de governo e a necessidade da monarquia.
Durkheim elaborou uma teoria detalhada e desenvolvida sobre as formas do poder e sua evolução histórica numa perspectiva filosófica, sendo o fundador da filosofia política.
Marx realizou a crítica da política e demonstrou que o poder é uma criação ideológica da burguesia e que por isso era necessário uma ampla revolução cultural para sua superação.
Rousseau produziu uma teoria completa do poder político, concebido como produto da natureza humana e aperfeiçoado pelo desenvolvimento da civilização na Europa.
Weber elaborou uma abordagem sociológica do poder a partir dos três tipos de dominação legítima, que seriam a dominação carismática, tradicional e burocrática.