(UEL - 2006) Pequeno folhetim do folclore [...] Ainda que o folclore seja de carter universal, existe a particularidade na cultura de cada pas, da advertindo que todos os homens tm corao, mas o ritmo cardaco diferente em cada homem. Por isso, em sua obra, [Lus da Cmara Cascudo] colocou sempre em relevo as permutas culturais entre o Brasil e o mundo: o cuscuz rabe, o frango veio da Europa, o quiabo da frica, o beijo nasceu na sia, a roda europia, a mandioca e a rede de dormir so amerabas, o sarapatel indiano. Observados no cotidiano, a sua pesquisa revela os intercmbios culturais, antigos e modernos, do Brasil com o mundo inteiro: Dar adeus e saudar com a mo agitada ou tocar levemente na fronte no tem idade. Uma estria ouvida de um indgena do Amazonas est na Guin. O andar rebolado das nossas damas um produto de importao. Trouxe-o o africano banto que o teria da Polinsia, onde chamam onioni, e tcnica de seduo ministrada regularmente. Esticar a lngua desaforo para os romanos trs sculos antes de Cristo. Leite de coco veio da ndia. O brasileiro hoje, que comeou sendo mameluco no sculo 16, veste cala verde, usa camisa vermelha, mastiga chiclete, come xistudo, mas pensa com a tradio catlica vinda de Roma. (VASCONCELLOS, Gilberto Felisberto. Pequeno folhetim do folclore. In: Revista Caros Amigos. So Paulo: Casa Amarela. Ano IX, n. 98, p. 45, maio 2005.) Com base no texto, correto afirmar:
(UEL - 2006) Pequeno folhetim do folclore [...] Ainda que o folclore seja de carter universal, existe a particularidade na cultura de cada pas, da advertindo que todos os homens tm corao, mas o ritmo cardaco diferente em cada homem. Por isso, em sua obra, [Lus da Cmara Cascudo] colocou sempre em relevo as permutas culturais entre o Brasil e o mundo: o cuscuz rabe, o frango veio da Europa, o quiabo da frica, o beijo nasceu na sia, a roda europia, a mandioca e a rede de dormir so amerabas, o sarapatel indiano. Observados no cotidiano, a sua pesquisa revela os intercmbios culturais, antigos e modernos, do Brasil com o mundo inteiro: Dar adeus e saudar com a mo agitada ou tocar levemente na fronte no tem idade. Uma estria ouvida de um indgena do Amazonas est na Guin. O andar rebolado das nossas damas um produto de importao. Trouxe-o o africano banto que o teria da Polinsia, onde chamam onioni, e tcnica de seduo ministrada regularmente. Esticar a lngua desaforo para os romanos trs sculos antes de Cristo. Leite de coco veio da ndia. O brasileiro hoje, que comeou sendo mameluco no sculo 16, veste cala verde, usa camisa vermelha, mastiga chiclete, come xistudo, mas pensa com a tradio catlica vinda de Roma. (VASCONCELLOS, Gilberto Felisberto. Pequeno folhetim do folclore. In:Revista Caros Amigos. So Paulo: Casa Amarela. Ano IX, n. 98, p. 45, maio 2005.) Com base no perodo: [...] todos os homens tm corao, mas o ritmo cardaco diferente em cada homem, considere as afirmativas a seguir. I. O conectivo mas estabelece relao de oposio entre temporalidades diferentes. II. O termo corao usado em seu sentido conotativo para apontar as boas intenes dos homens em sua contribuio para a cultura. III. A expresso todos os homens indcio de generalizao a ser associada com a existncia do folclore em mbito universal. IV. A expresso cada homem uma imagem para representar as peculiaridades culturais de povos diferentes. Esto corretas apenas as afirmativas: