(UEL - 2006)
Pequeno folhetim do folclore
[...] Ainda que o folclore seja de caráter universal, existe a particularidade na cultura de cada país, daí advertindo que todos os homens têm coração, mas o ritmo cardíaco é diferente em cada homem. Por isso, em sua obra, [Luís da Câmara Cascudo] colocou sempre em relevo as permutas culturais entre o Brasil e o mundo: o cuscuz é árabe, o frango veio da Europa, o quiabo da África, o beijo nasceu na Ásia, a roda é européia, a mandioca e a rede de dormir são amerabas, o sarapatel é indiano. Observados no cotidiano, a sua pesquisa revela os intercâmbios culturais, antigos e modernos, do Brasil com o mundo inteiro: “Dar adeus e saudar com a mão agitada ou tocar levemente na fronte não tem idade. Uma estória ouvida de um indígena do Amazonas está na Guiné. O andar rebolado das nossas damas é um produto de importação. Trouxe-o o africano banto que o teria da Polinésia, onde chamam onioni, e é técnica de sedução ministrada regularmente. Esticar a língua é desaforo para os romanos três séculos antes de Cristo. Leite de coco veio da Índia.” O brasileiro hoje, que começou sendo mameluco no século 16, veste calça verde, usa camisa vermelha, mastiga chiclete, come xistudo, mas pensa com a tradição católica vinda de Roma.
(VASCONCELLOS, Gilberto Felisberto. Pequeno folhetim do folclore. In: Revista Caros Amigos. São Paulo: Casa Amarela. Ano IX, n. 98, p. 45, maio 2005.)
Com base no período: “[...] todos os homens têm coração, mas o ritmo cardíaco é diferente em cada homem”, considere as afirmativas a seguir.
I. O conectivo “mas” estabelece relação de oposição entre temporalidades diferentes.
II. O termo “coração” é usado em seu sentido conotativo para apontar as boas intenções dos homens em sua contribuição para a cultura.
III. A expressão “todos os homens” é indício de generalização a ser associada com a existência do folclore em âmbito universal.
IV. A expressão “cada homem” é uma imagem para representar as peculiaridades culturais de povos diferentes.
Estão corretas apenas as afirmativas:
I e II.
I e III.
III e IV.
I, II e IV.
II, III e IV.