(UEL 2007) Leia o texto a seguir. Faz um século que a comunidade científica muda repetidamente de ideia sobre a natureza dos vírus. Vistos originalmente como venenos, depois como formas de vida e mais tarde como substâncias químicas biológicas, considera-se hoje que os vírus estejam numa região cinzenta entre o vivo e o não vivo. Só conseguem se replicar com a ajuda de células vivas e podem afetar profundamente o comportamento delas. A categorização dos vírus como seres sem vida durante a maior parte da história da biologia moderna teve uma consequência indesejada: levou os pesquisadores a ignorá-los no estudo da evolução. Finalmente, no entanto, os cientistas estão começando a entendê-lo como peças fundamentais da história da vida. Fonte: VILLARREAL, L.P. Ameaça Fantasma. Scientific American Brasil. Ano 3, n0. 32, Janeiro de 2005. p. 61. Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, é correto afirmar.
(UEL 2007)A placenta, uma das principais estruturas envolvidas no processo de desenvolvimento embrionrio, surge precocemente, estabelecendo as relaes materno-fetais at o nascimento. Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, analise as afirmativas a seguir. I.O transporte de oxignio e dixido de carbono, atravs da placenta, se d por simples difuso. II.O sangue materno e fetal se mesclam nas vilosidades corinicas da placenta. III.A placenta uma estrutura de origem mista, com um componente fetal e um materno. IV.O vrus da rubola pode atravessar a placenta e causar anomalias congnitas no feto. Esto corretas apenas as afirmativas:
(Uel 2007) Leia o texto a seguir. Foi aproveitando a necessidade de dezenas de prefeituras por assistência médica que, de acordo com a Polícia Federal e o Ministério Público, um grupo teria desviado R$ 110 milhões das verbas federais destinadas à compra de ambulâncias. O grupo, segundo a PF, reuniria uma centena de pessoas, entre políticos, empresários e servidores públicos. Pela acusação de sugar o Orçamento da União, seus representantes ficaram conhecidos (...) pela alcunha de sanguessugas Fonte: MEIRELES, A. MACHADO M. Um convite ao crime. In: Revista Época. São Paulo, n0. 417, p.28, maio de 2006. As verdadeiras sanguessugas são animais que habitam rios e lagos de água doce, têm o corpo ligeiramente achatado dorsiventralmente, sem apresentar cerdas nem parápodos e com duas ventosas para fixação. Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, assinale a afirmativa que caracteriza as sanguessugas:
(UEL 2007) Analise a figura a seguir que representa um dos estágios do desenvolvimento embrionário do anfioxo em corte transversal. Com base na figura e nos conhecimentos sobre a embriologia do anfioxo, considere as afirmativas a seguir. I. A figura representa um embrião no estágio de nêurula. II. As setas A, B e C apontam respectivamente o endoderma, a notocorda e o mesoderma. III. As estruturas apontadas pelas setas B e D darão origem, respectivamente, à coluna vertebral e ao sistema nervoso central. IV. As estruturas apontadas pelas setas A e E darão origem a tecidos epiteliais de revestimento. A alternativa que contém todas as afirmativas corretas é:
(UEL 2007)Leia o texto a seguir e assinale a alternativa correta. O crescimento em espessura da raiz e do caule de vegetais dicotiledneos e gimnospermas, denominado crescimento secundrio, se deve fundamentalmente:
(Uel 2007) Analise o grfico a seguir. Com base no grfico e nos conhecimentos sobre o tema, analise as afirmativas a seguir. I. As plantas C3 tendem a atingir a taxa fotossinttica mxima, por unidade de rea de superfcie foliar, sob intensidades luminosas e temperaturas moderadas e a serem inibidas por altas temperaturas e plena luz do sol. II. As plantas C4 esto adaptadas luz intensa e altas temperaturas, superando em muito a produo das plantas C3 sob essas condies. Uma razo para esse comportamento que nas plantas C4 ocorre pouca fotorrespirao, ou seja, o fotossintato da planta no se perde por respirao, medida que aumenta a intensidade luminosa. III. As plantas C4, so particularmente numerosas na famlia das dicotiledneas, mas ocorrem em muitas outras famlias. IV. Apesar da sua maior eficincia fotossinttica por unidade de rea foliar, as plantas C3 so responsveis pela menor parte da produo fotossinttica mundial, provavelmente porque so menos competitivas nas comunidades mistas, nas quais existem efeitos de sombreamento e onde a luminosidade e temperaturas so mdias em vez de extremas. Esto corretas apenas as afirmativas: