(Uel 2012) TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:Texto IO desenvolvimento não é um mecanismo cego que age por si. O padrão de progresso dominante descreve a trajetória da sociedade contemporânea em busca dos fins tidos como desejáveis, fins que os modelos de produção e de consumo expressam. É preciso, portanto, rediscutir os sentidos. Nos marcos do que se entende predominantemente por desenvolvimento, aceita-se rever as quantidades (menos energia, menos água, mais eficiência, mais tecnologia), mas pouco as qualidades: que desenvolvimento, para que e para quem?(LEROY, Jean Pierre. Encruzilhadas do Desenvolvimento. O Impacto sobre o meio ambiente. Le Monde Diplomatique Brasil. jul. 2008, p.9.) Tendo como referência a relação entre desenvolvimento e progresso presente no texto, é correto afirmar que, em Kant, tal relação, contida no conceito de Aufklärung (Esclarecimento), expressa:
(Uel 2012)Elaborada nos anos de 1980, em um contexto de preocupações com o meio ambiente e o risco nuclear, a Ética do Discurso buscou reorientar as teorias deontológicas que a antecederam. Um exemplo está contido no texto a seguir. De maior gravidade são as consequências que um conceito restrito de moral comporta para as questões da ética do meio ambiente. O modelo antropocêntrico parece trazer uma espécie de cegueira às teorias do tipo kantiano, no que diz respeito às questões da responsabilidade moral do homem pelo seu meio ambiente. (HABERMAS, Jürgen.Comentários à Ética do Discurso. Trad. de Gilda Lopes Encarnação. Lisboa: Instituto Piaget, 1999, p.212.) Com base no texto e nos conhecimentos sobre a Ética do Discurso, é correto afirmar que a ética
(Uel 2012)Leia o texto a seguir. O ser humano, no decorrer da sua existência na face da terra e graças à sua capacidade racional, tem desenvolvido formas de explicação do que há no intuito de estabelecer um nexo de sentido entre os fenômenos e as experiências por ele vivenciados. Essas vivências, à medida que são passíveis de expressão através das construções simbólicas contidas na linguagem, apresentam um caráter eminentemente social. (HANSEN, Gilvan.Modernidade, Utopia e Trabalho. Londrina: Edições Cefil, 1999. p.13.) Com base na obraMolhe Espiral, no texto e nos conhecimentos sobre o pensamento de Habermas, assinale a alternativa correta.
(UEL - 2012) O desenvolvimento no um mecanismo cego que age por si. O padro de progresso dominante descreve a trajetria da sociedade contempornea em busca dos fins tidos como desejveis, fins que os modelos de produo e de consumo expressam. preciso, portanto, rediscutir os sentidos. Nos marcos do que se entende predominantemente por desenvolvimento, aceita-se rever as quantidades (menos energia, menos gua, mais eficincia, mais tecnologia), mas pouco as qualidades: que desenvolvimento, para que e para quem? (LEROY, Jean Pierre. Encruzilhadas do Desenvolvimento. O Impacto sobre o meio ambiente. Le Monde Diplomatique Brasil. jul. 2008, p.9.) Tendo como referncia a relao entre desenvolvimento e progresso presente no texto, correto afirmar que, em Kant, tal relao, contida no conceito de Aufklrung (Esclarecimento), expressa:
(UEL - 2012) TEXTO PARA A PRXIMA QUESTO: A figura do homem que triunfa sobre a natureza bruta (Fig. 5) significativa para se pensar a filosofia de Francis Bacon (1561-1626). Com base no pensamento de Bacon, considere as afirmativas a seguir. I. O homem deve agir como intrprete da natureza para melhor conhec-la e domin-la em seu benefcio. II. O acesso ao conhecimento sobre a natureza depende da experincia guiada por mtodo indutivo. III. O verdadeiro pesquisador da natureza um homem que parte de proposies gerais para, na sequncia e luz destas, clarificar as premissas menores. IV. Os homens de experimentos processam as informaes luz de preceitos dados a priori pela razo. Assinale a alternativa correta.
(UEL - 2012) Leia o texto a seguir. No ethos (tica), est presente a razo profunda da physis (natureza) que se manifesta no finalismo do bem. Por outro lado, ele rompe a sucesso do mesmo que caracteriza a physis como domnio da necessidade, com o advento do diferente no espao da liberdade aberto pela prxis. Embora, enquanto autodeterminao da prxis, o ethos se eleve sobre a physis, ele reinstaura, de alguma maneira, a necessidade de a natureza fixar-se na constncia do hbito. (Adaptado de: VAZ, Henrique C. Lima. Escritos de Filosofia II. tica e Cultura. 3 edio. So Paulo: Loyola. Coleo Filosofia - 8, 2000, p.11-12.) Com base no texto, correto afirmar que a noo de physis, tal como empregada por Aristteles, compreende: