(UEL 2013) A figura mostra um modelo de organismo com simetria bilateral. Nos grupos animais, o aparecimento da bilateralidade est associado s seguintes caractersticas morfofisiolgicas:
(UEL 2013) Adquira o óvulo em um país, faça a fertilização em outro e contrate a mãe de aluguel num terceiro. Está pronto o seu filho com muita economia. (COSTA, C. Bebê globalizado. Supernovas. Super Interessante. São Paulo: Editora Abril, 296.ed., out. 2011, p.28.) As transformações sociais possibilitam novas formas de constituição familiar. O desenvolvimento científico e tecnológico consegue ajudar casais a terem filhos, recorrendo à reprodução assistida. Nesse contexto e supondo que um casal constituído por duas mulheres deseje ter um bebê, considere as afirmativas a seguir. I. A célula-ovo será resultante de um óvulo retirado de uma das mães que foi fecundado por um espermatozoide e implantado no útero de uma mulher ou no de uma das mães. II. A fusão dos núcleos dos óvulos das mães dará origem a um embrião do sexo feminino, o qual apresenta genes de ambas as genitoras, portanto com características haploides de cada uma delas. III. O embrião formado, gerado in vitro, foi implantado no útero de uma mãe de barriga de aluguel para que o bebê tivesse características dela. IV. O bebê será do sexo feminino, porque o núcleo diploide que lhe deu origem é resultante da fertilização do óvulo de uma das mães com o espermatozoide haploide com cromossomo X de um homem. Assinale a alternativa correta.
(UEL 2013)Muitas vezes, o processo de evoluo por seleo natural alvo de interpretaes distorcidas.E quando o assunto a evoluo humana, a distoro pode ser ainda maior, pois o Homosapiens apresentado como o pice do desenvolvimento. As ilustraes mais conhecidas daevoluo esto todas direcionadas no sentido de reforar uma cmoda concepo dainevitabilidade e da superioridade humanas. A principal verso dessas ilustraes a srieevolutiva ou escada de progresso linear. Esse avano linear ultrapassa os limites dasrepresentaes e alcana a prpria definio do termo evoluo: a palavra tornou-se sinnimode progresso. A histria da vida no uma escada em que o progresso se faz de formaprevisvel e sim um arbusto ramificado e continuamente podado pela tesoura da extino. (Adaptado de: GOULD, S. J. Vida maravilhosa: o acaso na evoluo e a natureza da histria.So Paulo: Companhia das Letras, 1989. p.23-31.) A rvore filogentica, representada na figura a seguir, construda com basenas comparaes de DNA e protenas. Com base na anlise dessa rvore filogentica, assinale a alternativa correta.