Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões - UEL 2015 | Gabarito e resoluções

1-15 de 49chevron right center
Questão 1
2015Biologia

(UEL 2015 - 2a fase)Leia o texto a seguir. Turritopsis dohrnii é uma espécie de hidrozoário conhecida atualmente como água-viva imortal. Seu curioso ciclo de vida foi descoberto em 1988 por Christian Sommer, um biólogo marinho alemão. Sommer manteve espécimes de Turritopsis dohrnii no laboratório e, após vários dias, notou que os animais estavam se comportando de uma maneira muito peculiar... eles se recusavam a morrer. Aparentemente, eles estavam revertendo o envelhecimento e rejuvenescendo progressivamente, até alcançarem seu estágio inicial de desenvolvimento, ponto em que novamente iniciavam seu ciclo de vida. Em 1996, os cientistas descreveram como a espécie pode se transformar novamente em um pólipo a partir da fase de medusa. Um dos cientistas comparou a água-viva a uma borboleta que pudesse novamente se tornar uma lagarta. Hoje sabemos que o rejuvenescimento de Turritopsis dohrnii é desencadeado por estresse ambiental ou agressão física. Essas descobertas apareceram para desbancar a lei mais fundamental da natureza você nasce e então você morre. (Adaptado de: RICH, N. Can a Jellyfish Unlock the Secret of Immortality? The New York Times. nov. 2012. Disponível em: http://www.nytimes.com/2012/12/02/magazine/can-a-jellyfish-unlock-the-secretof-immortality.html?pagewanted=all_r=0. Acesso em: 18 jun. 2014.) O esquema ao lado ilustra o ciclo de vida de uma água-viva. a) Utilizando as letras do esquema, determine as etapas que podem se reverter em situações de estresse ambiental durante a vida de um indivíduo de Turritopsis dohrnii e justifique usando as informações do texto. b) Embora, entre os animais, o ciclo de vida ilustrado ocorra apenas no filo Cnidaria, entre os vegetais, como os musgos (Bryophyta), um tipo de ciclo de vida semelhante a este é comum. Entre os cnidários e os musgos, existem diferenças marcantes em relação ao teor cromossômico das células em cada fase dos ciclos e, também, em relação ao tipo de divisão celular responsável pela produção de gametas. Explique essas diferenças.

Questão 3
2015Biologia

(UEL 2015 - 2a fase)Leia o texto a seguir. Não tem jeito de alimentar as pessoas sem fixar quantidades enormes de nitrogênio da atmosfera, e esse nitrogênio está, no momento, aplicado a plantas de cultivo de forma muito ineficiente, explicou Paul Falcowski, membro de uma equipe de estudos da Universidade de Rutgers, em New Jersey. Muitos dos fertilizantes a base de nitrogênio que são usados mundialmente são mal aplicados. Como resultado, cerca de 60% do nitrogênio presente nos fertilizantes não chega a ser incorporado pelas plantas, ficando livre para escorrer além das zonas de raízes e então poluir rios, lagos, aquíferos e áreas costeiras, levando à eutrofização, afirmam outros pesquisadores. (Adaptado de: . Acesso em: 7 jun. 2014.) a) Quais são as etapas e a consequência do processo de eutrofização dos ambientes aquáticos mencionados no texto? b) Embora existam consequências negativas graves para o meio ambiente, decorrentes das atividades humanas relacionadas à fixação e à utilização do nitrogênio, este elemento é essencial à vida. Determine as classes de moléculas orgânicas que são sintetizadas pelas plantas a partir dos produtos da fixação do nitrogênio.

Questão 4
2015Biologia

(UEL 2015 - 2a fase) Em um pequeno brejo, existe uma população de sapos de coloração marrom ou verde. Um pesquisador analisou diferentes cruzamentos entre esses anfíbios e descobriu que a coloração é controlada por um único gene com dois alelos. Os esquemas a seguir, representados pelas letras A, B e C, mostram os resultados de três dos diferentes cruzamentos realizados por esse pesquisador. a) Com base nos resultados dos cruzamentos ilustrados nos esquemas, identifique o caráter recessivo e explique qual dos três esquemas permite essa conclusão. b) Nesse mesmo brejo, descobriu-se que a frequência de sapos marrons é de 4%. Se for considerado que essa população segue o modelo de equilíbrio de Hardy-Weinberg, qual será a porcentagem de sapos heterozigotos? Justifique sua resposta apresentando os cálculos realizados.

Questão
2015Biologia

(UEL 2015 - 2a fase)Leia o texto a seguir. O Papilomavírus Humano, ou HPV, é uma das principais causas de ocorrência do câncer de colo do útero, sendo a terceira maior taxa de incidência entre os cânceres que atingem as mulheres, atrás apenas do de mama e de cólon e reto. O vírus do HPV é transmitido por meio de relação sexual pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas. Também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto. A vacinação é o primeiro de uma série de cuidados que a mulher deve adotar para a prevenção do HPV e do câncer do colo do útero. A vacina utilizada é a quadrivalente, que confere proteção contra quatro subtipos (6, 11, 16 e 18) do HPV, com eficácia de 98%. Os subtipos 16 e 18 são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer de colo do útero em todo o mundo. (Disponível em: . Acesso em: 18 jun. 2014.) a) Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, explique por que a vacinação contra o HPV não substitui a realização de exames preventivos nem o uso do preservativo nas relações sexuais. b) Explique como uma vacina é produzida e descreva as alterações que ela provoca no sistema imunológico de uma pessoa.

Questão
2015Geografia

(UEL 2015) Leia o texto a seguir. As estimativas sobre o real tamanho da comunidade boliviana em São Paulo apresentam uma enorme variação: o Consulado da Bolívia calcula 50 mil indocumentados, a Pastoral dos Imigrantes acredita habitarem 70 mil bolivianos indocumentados em São Paulo, sendo 35 mil só no bairro do Brás; o Ministério do Trabalho e Emprego tem uma estimativa que varia entre 10 e 30 mil indocumentados; o Ministério Público fala em 200 mil bolivianos ao todo (regulares e irregulares). Consenso entre essas estimativas é o fato de São Paulo abrigar o maior número de imigrantes bolivianos no Brasil. (CYMBALISTA, R.; XAVIER, I. R. A comunidade boliviana em São Paulo: definindo padrões de territorialidade. Cadernos Metrópole, 17, p.119-133, 1 sem. 2007. Disponível em: http://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/8767/6492. Acesso em: 1 jun. 2014.) Os bolivianos compõem a comunidade mais numerosa de imigrantes recentes na cidade de São Paulo. Descreva este fluxo imigratório, destacando as características dessa população quanto a tipo de atividade exercida, às condições de trabalho a que está submetida e ao perfil desses trabalhadores.

Questão
2015História

(UEL 2015 - 2a fase)Leia o texto a seguir. Ao que parece, é a partir de 1902 que o nome de Apaches passa a ser empregado para designar um bando de jovens cujos delitos faziam Belleville [França] tremer. A paternidade dessa transição é controversa: para uns, invenção de jornalista, para outros, resposta de policial indignado, para outros, ainda, o vocábulo seria escolha dos próprios jovens, acostumados a batizar seus grupos com nomes coletivos e simbólicos. No sentido estrito, original, Apache designa os jovens malandros dos subúrbios. O Apache está ligado à grande cidade, mais precisamente à Paris popular dos bairros de periferia. A sedução que exercem os Apaches também é a da Capital. Quando Le Journal ou Le Matin, em 1907, noticiam diariamente seus delitos, é em uma coluna com a rubrica Paris-Apache. Para a juventude, não se prevê realmente nada, afora o serviço militar e, para os recalcitrantes, os batalhões disciplinares. Muitos veem no exército a forma de captar qualidades guerreiras mal empregadas e de domar os rebeldes impenitentes, enviados para as primeiras linhas quando vier a guerra. A Guerra: viúva suprema. (Adaptado de: PERROT, M. Os Excluídos da História: operários, mulheres e prisioneiros. 2.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992. p.315-316 e p.332.) Nesse texto, a historiadora francesa Michelle Perrot refere-se aos grupos de jovens considerados delinquentes conhecidos pelo nome de Apaches e que se tornaram célebres pela violência atribuída aos seus atos. Com base no texto e nos conhecimentos a respeito da história contemporânea, a) cite e analise um evento similar ao mencionado no texto em relação a outro grupo social na história recente do Brasil; b) analise e explique a posição de Michelle Perrot com relação à solução encontrada pelo Estado francês para disciplinar a juventude considerada fora dos padrões da sociedade.

Questão
2015Física

TEXTO PARA A PRXIMA QUESTO: Leia o texto a seguir e responda (s) prxima(s) questo(es). Nas origens do estudo sobre o movimento, o filsofo grego Aristteles (384/383-322 a.C.) dizia que tudo o que havia no mundo pertencia ao seu lugar natural. De acordo com esse modelo, a terra apresenta-se em seu lugar natural abaixo da gua, a gua abaixo do ar, e o ar, por sua vez, abaixo do fogo, e acima de tudo um local perfeito constitudo pelo manto de estrelas, pela Lua, pelo Sol e pelos demais planetas. Dessa forma, o modelo aristotlico explicava o motivo pelo qual a chama da vela tenta escapar do pavio, para cima, a areia cai de nossas mos ao cho, e o rio corre para o mar, que se encontra acima da terra. A mecnica aristotlica tambm defendia que um corpo de maior quantidade de massa cai mais rpido que um corpo de menor massa, conhecimento que foi contrariado sculos depois, principalmente pelos estudos realizados por Galileu, Kepler e Newton. 1. (Uel 2015) Com o avano do conhecimento cientfico acerca da queda livre dos corpos, assinale a alternativa que indica, corretamente, o grfico de deslocamento versus tempo que melhor representa esse movimento em regies onde a resistncia do ar desprezvel.

Questão
2015Sociologia

(Uel 2015) O dinheiro alterou enormemente as relações sociais e, no desenvolvimento da história econômica da sociedade, atingiu o seu ápice com o modo de produção capitalista. Com base nos conhecimentos sobre os estudos de Karl Marx, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, as explicações sobre a produção da riqueza na sociedade capitalista.

Questão
2015Matemática

(UEL 2015) ViajeBem é uma empresa de aluguel de veículos de passeio que cobra uma tarifa diária de R$ 160,00 mais R$ 1,50 por quilômetro percorrido, em carros de categoria A. AluCar é uma outra empresa que cobra uma tarifa diária de R$ 146,00 mais R$ 2,00 por quilômetro percorrido, para a mesma categoria de carros. a) Represente graficamente, em um mesmo plano cartesiano, as funções que determinam as tarifas diárias cobradas pelas duas empresas de carros da categoria A que percorrem, no máximo, 70 quilômetros. b) Determine a quantidade de quilômetros percorridos para a qual o valor cobrado é o mesmo. Justifique sua resposta apresentando os cálculos realizados.

Questão
2015Sociologia

(UEL 2015) Leia o texto a seguir e responda à próxima questão. O desenvolvimento da civilização e de seus modos de produção fez aumentar o poder bélico entre os homens, generalizando no planeta a atitude de permanente violência. No mundo contemporâneo, a formação dos Estados nacionais fez dos exércitos instituições de defesa de fronteiras e fator estratégico de permanente disputa entre nações. Nos armamentos militares se concentra o grande potencial de destruição da humanidade. Cada Estado, em nome da autodefesa e dos interesses do cidadão comum, desenvolve mecanismos de controle cada vez mais potentes e ostensivos. O uso da força pelo Estado transforma-se em recurso cotidianamente utilizado no combate à violência e à criminalidade. Adaptado de: COSTA, C. Sociologia: introdução à ciência da sociedade. São Paulo: Moderna, 1997. p.283-285. Sobre violência e criminalidade no Brasil, assinale a alternativa correta.

Questão
2015Biologia

(UEL 2015) As samambaias pertencem ao grupo das pteridófitas, as quais possuemcaracterísticas adaptativas que permitiram a conquista do ambiente terrestre com maiseficiência que o grupo das briófitas. Sobre as adaptações morfológicas e reprodutivas que possibilitaram o sucesso das pteridófitasno ambiente terrestre, considere as afirmativas a seguir. I. A predominância da fase esporofítica. II. O aparecimento dos tecidos xilema e floema. III. O desenvolvimento de rizoides para fixação. IV. O surgimento dos esporos para reprodução. Assinale a alternativa correta.

Questão
2015Biologia

(Uel 2015) Ambientes dulccolas e marinhos possuem condies fsico-qumicas distintas que influenciaram a seleo natural para dar origem, respectivamente, aos peixes de gua doce e aos peixes de gua salgada, os quais possuem adaptaes fisiolgicas para sobreviverem no ambiente em que surgiram. Considerando a regulao da concentrao hidrossalina para a manuteno do metabolismo desses peixes, pode-se afirmar que os peixes de gua doce eliminam __________ quantidade de urina __________ em comparao com os peixes marinhos, que eliminam __________ quantidade de urina __________. Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do enunciado.

Questão
2015Filosofia

(Uel 2015) Leia os textos a seguir. A arte de imitar está bem longe da verdade, e se executa tudo, ao que parece, é pelo facto de atingir apenas uma pequena porção de cada coisa, que não passa de uma aparição. Adaptado de: PLATÃO. A República. 7.ed. Trad. de Maria Helena da Rocha Pereira. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 1993. p.457. O imitar é congênito no homem e os homens se comprazem no imitado. Adaptado de: ARISTÓTELES. Poética. 4.ed. Trad. De Eudoro de Souza. São Paulo: Nova Cultural, 1991. p.203. Coleção “Os Pensadores”. Com base nos textos, nos conhecimentos sobre estética e a questão da mímesis em Platão e Aristóteles, assinale a alternativa correta.

Questão
2015História

(UEL - 2015) Leia o texto a seguir. A conquista do tempo atravs da medida claramente percebida como um dos importantes aspectos do controle do Universo pelo homem. De um modo no to geral, observa-se como, em uma sociedade, a interveno dos detentores do poder na medida do tempo um elemento essencial do seu poder: o calendrio um dos grandes emblemas e instrumentos do poder; por outro lado, apenas os detentores carismticos do poder so senhores do calendrio: reis, padres, revolucionrios. LE GOFF, J. Histria e Memria. Trad. de Bernardo Leito et al. 7.ed. Campinas: Unicamp, 2013. p.442. No processo histrico das sociedades humanas, os senhores do poder procuram ampliar o seu domnio socioeconmico vinculando-o ao tempo cronolgico. Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, um exemplo de apropriao do tempo associado a um poder que originou um novo calendrio.

Questão
2015Filosofia

(Uel 2015) Leia os textos a seguir. Segundo a mitologia ioruba, no início dos tempos havia dois mundos: Orum, espaço sagrado dos orixás, e Aiyê, que seria dos homens, feito apenas de caos e água. Por ordem de Olorum, o deus supremo, o orixá Oduduá veio à Terra trazendo uma cabaça com ingredientes especiais, entre eles a terra escura que jogaria sobre o oceano para garantir morada e sustento aos homens. “A Criação do Mundo”. SuperInteressante. jul. 2008. Disponível em: " target="_blank">http://super.abril.com.br/religiao/criacaomundo-447670.shtm> . Acesso em: 1 abr. 2014. No começo do tempo, tudo era caos, e este caos tinha a forma de um ovo de galinha. Dentro do ovo estavam Yin e Yang, as duas forças opostas que compõem o universo. Yin e Yang são escuridão e luz, feminino e masculino, frio e calor, seco e molhado. PHILIP, N. O Livro Ilustrado dos Mitos: contos e lendas do mundo. Ilustrado por Nilesh Mistry. Trad. de Felipe Lindoso. São Paulo: Marco Zero, 1996. p.22. Com base nos textos e nos conhecimentos sobre a passagem do mito para o logos na filosofia, considere as afirmativas a seguir. I. As diversas narrativas míticas da origem do mundo, dos seres e das coisas são genealogias que concebem o nascimento ordenado dos seres; são discursos que buscam o princípio que causa e ordena tudo que existe. II. Os mitos representam um relato de algo fabuloso que afirmam ter ocorrido em um passado remoto e impreciso, em geral grandes feitos apresentados como fundamento e começo da história de dada comunidade. III. Para Platão, a narrativa mitológica foi considerada, em certa medida, um modo de expressar determinadas verdades que fogem ao raciocínio, sendo, com frequência, algo mais do que uma opinião provável ao exprimir o vir-a-ser. IV. Quando tomado como um relato alegórico, o mito é reduzido a um conto fictício desprovido de qualquer correspondência com algum tipo de acontecimento, em que inexiste relação entre o real e o narrado. Assinale a alternativa correta.

1-15 de 49chevron right center