Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de História - UEL 2016 | Gabarito e resoluções

1-6 de 6
Questão
2016História

(UEL -2016) O Positivismo desenvolveu-se no Brasil durante o II Imprio e foi defendido por polticos ilustres como Benjamin Constant, Jlio de Castilho, Teixeira Mendes, marcando fortemente os ideais republicanos que culminaram com a Proclamao da Repblica, em 1889. Com base nos conhecimentos sobre as influncias positivistas no processo de transio do regime imperial para o republicano, considere as afirmativas a seguir. I. Como expresso mais forte dessas mudanas, o pavilho imperial adotou o lema positivista. II. A ideia de uma democracia representativa levou adoo do sistema do voto universal, o que permitia a acomodao das classes sociais. III. A presena do iderio positivista destacou-se no setor militar, sobretudo entre os oficiais de alta patente. IV. A formao de um governo de cunho autoritrio caracterizou-se pela imposio da ordem atravs da fora militar, na chamada Repblica de Espadas. Assinale a alternativa correta.

Questão
2016História

(UEL 2016 - 2a fase) A letra da canção O Bêbado e o Equilibrista, composta por João Bosco e Aldir Blanc, foi lançada em 1978 e eternizada na voz de Elis Regina. A letra, que tem os versos Chora a nossa Pátria mãe gentil / Choram Marias e Clarisses / No solo do Brasil, trata do período da redemocratização, já no final da Ditadura Militar. Considerada como um hino da anistia, fala de personagens que ficaram conhecidas, como as viúvas de presos políticos (Maria, esposa de Manuel Fiel Filho, e Clarisse, esposa de Vladimir Herzog), e do retorno do exílio de militantes políticos, como o sociólogo Betinho. Com base no enunciado e nos conhecimentos sobre o tema, discorra sobre os marcos históricos do Brasil do período conhecido como redemocratização pós-1964.

Questão
2016História

(UEL 2016 - 2a fase)Leia o texto e observe a seguir. Jesse Owens (1913-1980), americano do Alabama, conquistou quatro medalhas de ouro na Olimpíada de Berlim, em 1936, em pleno regime nazista (por ter vencido os 100 e 200 metros rasos, o revezamento de 400 metros e o salto em distância). Os Jogos Olímpicos na Alemanha foram idealizados e abertos por Adolf Hitler, e o objetivo era fazer propaganda do regime nazista. A Alemanha, de fato, ficou em primeiro lugar no quadro de medalhas, com 33 ouros. Porém, alguns jornalistas do período disseram que Hitler ficou insatisfeito com as vitórias de Jesse Owens. (Adaptado de: . Acesso em: 15 set. 2015.) Com base no texto, na imagem e nos conhecimentos sobre o tema, responda aos itens a seguir. a) Qual seria o motivo de Adolf Hitler ficar insatisfeito em relação à vitória de Jesse Owens na Olimpíada de Berlim, em 1936? b) Cite e explique duas características do Nazismo.

Questão
2016História

(UEL 2016 - 2a fase)Leia o texto a seguir. Uma família de Guarujá vivia angustiada nas últimas semanas com boatos sobre uma sequestradora de crianças à solta na periferia da cidade do litoral paulista. O medo naquela casa do bairro de Morrinhos era que a criminosa se aproximasse de Fabiane Maria de Jesus, 33 anos de idade, casada e mãe de duas filhas. Se ela chegasse na minha irmã, tomava as crianças dela. Porque a Fabiane é assim: se alguém começa a conversar com ela no ônibus, ela já conta a vida inteira. O desabafo, com os verbos no presente, é de Leidiane, 31 anos de idade, irmã mais nova de Fabiane, linchada na semana passada por moradores de Morrinhos após ser confundida com a tal sequestradora que nunca agiu no município. O que se soube após a morte de Fabiane é que tudo não passava de um boato. Um retrato falado feito em 2012 pela polícia do Rio de Janeiro foi divulgado em uma página na Internet voltada à população de Guarujá e a falsa informação levou pânico aos moradores. Na família de Fabiane, por exemplo, apenas ela não dava muita atenção à história da bruxa que levava crianças para rituais macabros. A mãe, Raimunda Maria de Jesus, 50 anos de idade, conta que chegou a alertar a filha, mas Fabiane não acreditou na conversa. Ela me disse: Isso é coisa do satânico. Isso é mentira. A opinião de Fabiane, porém, era minoria em casa e também em Morrinhos. Na tarde de sábado, dia 3, ela foi cercada e atacada por uma multidão. Ao longo de pelo menos duas horas, nas ruas de terra e nas palafitas do bairro, foi arrastada, levou chutes e pauladas e foi jogada ao chão. Internada em estado crítico após as agressões, morreu às 6h40min de segunda-feira. O linchamento foi registrado em fotos e vídeos gravados com celulares, o que já permitiu à polícia prender suspeitos de agredir Fabiane, mãe das meninas Yasmin, 12 anos de idade, e Esther Nicolly, 1 ano de idade. (Adaptado de: . Acesso em: 11 jul. 2015.) Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, responda aos itens a seguir. a) Discorra sobre o que era considerado como bruxaria no contexto da sociedade europeia entre a Baixa Idade Média e o início da Idade Moderna. b) Quais poderiam ser as comparações possíveis entre o relatado no texto e as noções sobre bruxaria na sociedade europeia entre a Baixa Idade Média e o início da Idade Moderna?

Questão
2016História

(UEL 2016 - 2a fase)Leia os textos a seguir. O reino recém-unido da Grã-Bretanha estava emergindo como uma potência europeia, intelectual, militar e comercial. Newton era reconhecido como o gênio supremo da época, enquanto a Royal Society de Londres era vista como seu árbitro científico supremo. Locke estava fundando a Filosofia empírica e promulgando as ideias políticas liberais que, na altura do fim do século, seriam corporificadas na constituição americana. Enquanto isso, Robinson Crusoé, de Defoe, e As Viagens de Gúliver, de Swift, satisfaziam, cada um à sua maneira, a fome de aventuras estrangeiras do público. Essa era uma nação autoconfiante, experimentando os primeiros rebuliços do que viria a ser a Revolução Industrial a máquina a vapor já estava sendo usada nas minas da Cornualha. (STRATHERN, P. Uma Breve História da Economia. Rio de Janeiro: Zahar, 2003. p.62.) Há hoje, nas planícies da Índia e da China, homens e mulheres, infestados por pragas e famintos, vivendo pouco melhor, aparentemente, do que o gado que trabalha com eles de dia e que compartilha seu local de dormir à noite. Esse padrão asiático, e esses horrores não mecanizados, é o destino daqueles que aumentam seus números sem passar por uma revolução industrial. (ASHTON, T. S. The Industrial Revolution, 1760-1830. London: Oxford University Press, 1948. p.161.) Com base nos textos e nos conhecimentos sobre o tema, responda aos itens a seguir. a) Explique o contexto histórico da Revolução Industrial. b) Situe o posicionamento dos autores desses textos quanto a esse evento histórico.

Questão
2016História

(UEL 2016) Observe a imagem e leia o texto a seguir. Construído em 1934 por Eugenio Viktor Lariónoff, o Hotel Rolândia tinha a finalidade de atender aos inúmeros interessados em adquirir terras nessa região. O hotel cumpriu sua função complementar à Companhia de Terras e à estrada de Ferro. Era a casa dos de fora, daqueles que se interessavam em comprar lotes para posteriormente se fixarem no local. (Adaptado de: CERNEV, J. (org.) Memória e cotidiano: cenas do norte do Paraná. Londrina: IPAC/MEC-SESU, 1995. p.24-25.) Em relação ao texto e aos conhecimentos sobre as migrações internas e as imigrações para o Brasil, no século XX, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir. ( ) Para a área da Companhia de Terras Norte do Paraná, dirigiram-se imigrantes que fugiam de perseguições ou de conflitos bélicos em seus países. ( ) Alemães, italianos e japoneses emigraram para o norte do Paraná e se dedicaram à cafeicultura. ( ) A Companhia de Terras Norte do Paraná recebeu em sua área refugiados da desestruturação do Império Turco-Otomano, especialmente os curdos, que chegaram na região após 1934. ( ) Para o norte do Paraná, dirigiram-se paulistas, mineiros e catarinenses interessados em ocupar uma fronteira agrícola recém-aberta, destinada à cafeicultura. ( ) Árabes de diferentes nacionalidades, libaneses, egípcios e sírios fixaram-se no norte do Paraná, após a década de 1930, como refugiados dos conflitos religiosos em seus países. Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.

1-6 de 6