(UEMG)
MINAS GERAIS RETRATA O ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO BRASILEIRO
O Índice de Desenvolvimento Humano dos Municípios (IDHM) mostra a realidade complexa do País, dentro do estado de Minas. Reflexo de sua posição geográfica e características históricas, o estado se aproxima das regiões mais desenvolvidas do Brasil quando avaliados os dados colhidos em municípios do Sul, Centro e Triângulo Mineiro, mas se mantém com níveis preocupantes quando são consideradas as estatísticas das regiões Norte e dos vales do Jequitinhonha e Mucuri. A ambiguidade nacional se repete na avaliação geral de Minas em comparação com os últimos anos. Se, por um lado, o estado avançou do patamar de médio para o de alto desenvolvimento, por outro, está na última colocação da Região Sudeste e fica atrás de todos os estados do Sul. A educação, apesar de registrar avanços na última década, continua sendo o setor mais atrasado tanto nos municípios mineiros como no País.(...)
(www.em.com.br . Acesso: 30/7/2013. Adaptado.)
Marque a opção que sintetiza CORRETAMENTE as informações obtidas no texto:
O IDHM do estado de Minas avança, mas ainda reflete as desigualdades regionais e os problemas observados em todo o País.
O IDHM é um relatório que aborda dados relativos à expectativa de vida, renda e taxa de desemprego da população.
Apesar da distância geográfica, as regiões do Triângulo Mineiro e do Vale do Jequitinhonha apresentam realidades semelhantes no que diz respeito aos critérios de escolaridade e renda.
O IDHM de Minas Gerais acelera, entretanto os índices de educação do estado são os piores do País, em comparação com os índices das demais regiões.