(UERJ 1998) Podemos analisar a organização morfofuncional do sistema nervoso dos vertebrados quando observamos a reação do indivíduo ao tocar com a mão um objeto muito quente: a musculatura do esqueleto é estimulada e ele retrai a mão da fonte de calor. Esse fenômeno pode ser explicado pela atuação dos componentes da seguinte estrutura:
(UERJ) Sempre que se agita esta questo das reivindicaes, escovam-se os velhos chaves, e, com um grande ar de importncia, os 1filsofos decidem sem apelao que a mulher no pode ser mais do que o anjo do lar, a vestal encarregada de vigiar o fogo sagrado, a 2depositria das tradies da famlia... e das chaves da despensa. Todo esse dispndio de palavras 3inteis serve apenas para encobrir a 4fealdade da nica razo sria que podemos apresentar contra as pretenses das mulheres: o nosso egosmo, o receio que temos de que nos despojem das nossas prerrogativas seculares - o medo de perder as posies, as regalias, as honras que o preconceito brbaro confiou exclusivamente ao nosso sculo. Compreende-se: quem se habituou a empunhar o basto do comando no se resigna facilmente a pass-lo a outras mos: mais fcil deixar a vida do que deixar o poder. (18/08/1901) (BILAC, Olavo. VOSSA INSOLNCIA. So Paulo: Cia. das Letras, 1997, p. 313.) A palavra extrada do texto, cuja constituio mrfica est explicada corretamente, :
(UERJ - 1998)O mundo conhecido pelos europeus no sculo XV abrangia apenas os territrios ao redor do Mediterrneo. Foram as navegaes dos sculos XV e XVI que revelaram ao Velho Mundo a existncia de outros continentes e povos. Um dos objetos dos europeus, ao entrarem em comunicao com esses povos, era a:
(UERJ-1998) Algumas algas marinhas produzem polifenóis para defesa contra predadores herbívoros. Analise as fórmulas abaixo que representam diferentes substâncias químicas. Aquela que representa um polifenol é a de número: