TEXTO PARA A PRXIMA QUESTO: Morro velho, de Milton Nascimento No serto da minha terra, fazenda o camarada que ao cho se deu. Fez a obrigao com fora, parece at que tudo aquilo ali seu. S poder sentar no morro e ver tudo verdinho, lindo a crescer. Orgulhoso camarada, de viola em vez de enxada. Filho do branco e do preto, correndo pela estrada atrs de passarinho. Pela plantao adentro, crescendo os dois meninos, sempre pequeninos. Peixe bom d no riacho de gua to limpinha, d pro fundo ver. Orgulhoso camarada conta histrias pra moada. Filho do sinh vai embora, tempo de estudos na cidade grande. Parte, tem os olhos tristes, deixando o companheiro na estao distante. No me esquea, amigo, eu vou voltar. Some longe o trenzinho ao deus-dar. Quando volta j outro, trouxe at sinh-mocinha para apresentar. Linda como a luz da lua que em lugar nenhum rebrilha como l. J tem nome de doutor e agora na fazenda quem vai mandar. E seu velho camarada j no brinca, mas trabalha. Adaptado de miltonnascimento.com.br. (UERJ2021) A histria da casa-grande ntima de quase todo brasileiro: de sua vida domstica, conjugal, sob o patriarcalismo escravocrata e polgamo; da sua vida de menino. Nas casas-grandes foi at hoje onde melhor se exprimiu o carter brasileiro, a nossa continuidade social. Adaptado de Freyre, G. Casa-grande senzala: formao da famlia brasileira sob o regime da economia patriarcal.Rio de Janeiro: Record, 1995. Publicado em 1933, Casa-grande senzala tornou-se livro de referncia nas anlises sobre patriarcalismo na sociedade brasileira. Na letra da cano Morro velho, aspectos das relaes patriarcais so abordados, entre eles a continuidade social, presente na seguinte passagem:
(UERJ 2020) O ALTO CUSTO DA ROUPA BARATA O barato que sai caro. Esse popular clich fica ntido no documentrio The true cost (o verdadeiro custo), do diretor Andrew Morgan, que investiga as prticas inconsequentes da indstria da moda ao inundar o mercado com roupas de baixo preo e quase descartveis. O filme denuncia que algum paga o preo para uma roupa custar muito barato, mostrando histrias chocantes, como um vilarejo em que h uma grande incidncia de crianas nascidas com deficincias mentais e fsicas devido aos resduos da indstria txtil que poluem as guas da regio. Mas o documentrio tambm traz uma contraposio: a ao de pessoas que esto trabalhando para mudar essa realidade, como a inglesa Safia Minney, uma das pioneiras do conceito de comrcio justo no mundo. RODRIGO V. CUNHA. Adaptado de revistatrip.uol.com.br, 29/01/2019. O conceito de comrcio justo, mencionado no texto, engloba o compromisso de viabilizar que o preo pago por uma mercadoria resulte nas seguintes garantias:
(UERJ 2019) Ningum nasce mulher: torna-se mulher. A clebre frase que abre o segundo volume deO segundo sexo, de 1949, sintetiza as teses apresentadas por Simone de Beauvoir nas mais de 900 pginas de um estudo fascinante sobre a condio feminina. Beauvoir admite que as diferenas biolgicas desempenham algum papel na construo da inferioridade feminina, mas defende que a importncia social dada a essas diferenas muito mais determinante para a opresso. Ser mulher no nascer com determinado sexo, mas, principalmente, ser classificada de uma forma negativa pela sociedade. ser educada, desde o nascimento, a ser frgil, passiva, dependente, apagada, delicada, discreta, submissa e invisvel. MIRIAN GOLDENBERG Adaptado de www1.folha.uol.com.br, 10/03/2019. As reflexes de Simone de Beauvoir na obraO segundo sexocontinuam presentes nos debates atuais referentes ao feminismo e s condies de vida das mulheres, em diversas sociedades. De acordo com o texto de Mirian Goldenberg, a abordagem realizada por Simone de Beauvoir valoriza princpios do seguinte tipo:
(Uerj 2017) H dinamite de pavio aceso no Oramento O ponto central, que j deveria ser tema de um amplo debate no Congresso, no Executivo e fora deles, que a crise fiscal implodiu os alicerces da Constituio de 1988. A ideia de um Estado que seria capaz de eliminar a misria, reduzir a pobreza e ainda fornecer servios bsicos como sade e educao com eficincia faliu. Aceite-se ou no. O Globo, 13/12/2015. De acordo com a reportagem, o modelo poltico de Estado que estaria inviabilizado no atual contexto brasileiro denominado:
(Uerj 2017) O século XXI tem assistido à ampliação do debate acerca das uniões homoafetivas, o que possibilitou algumas mudanças, como a observada no quadro. Essa mudança de costumes expressa principalmente o reconhecimento do seguinte princípio entre os direitos humanos:
(Uerj 2016) As comunidades quilombolas, que so predominantemente constitudas por populao negra, se autodefinem a partir das relaes com a terra, do parentesco, do territrio, da ancestralidade, das tradies e das prticas culturais prprias. Estima-se que em todo o pas existam mais de trs mil comunidades quilombolas. O Decreto Federal n 4.887, de 20 de novembro de 2003, regulamenta o procedimento para identificao, reconhecimento, delimitao, demarcao e titulao das terras ocupadas por remanescentes das comunidades dos quilombos. Adaptado de incra.gov.br. A demarcao de terras de comunidades quilombolas fato recente nas prticas governamentais brasileiras. Um dos principais objetivos dessa poltica pblica viabilizar a promoo de:
(UERJ/2015) A vontade de mudar o nome do antigo Colgio Estadual Presidente Emlio Garrastazu Mdici, em Salvador, no aconteceu por conta da efemride dos 50 anos do golpe militar. Segundo a diretora Aldair Almeida Dantas, essa era uma insatisfao antiga da comunidade. A novidade foi a convergncia de intenes e a coincidncia com esse perodo de resgate histrico, disse a diretora do, agora, Colgio Estadual do Stiep Carlos Marighella. Um colegiado escolar, formado pelos funcionrios, professores, pais de alunos e pela comunidade, entendeu que o lanamento de muitos candidatos ao novo nome criaria confuso. Por isso surgiu a ideia de encontrar apenas dois que fossem baianos e representassem o combate ao regime militar. Os nomes do guerrilheiro Carlos Marighella e do gegrafo Milton Santos foram os escolhidos. Ambos so da Bahia. Cada um tentou lutar contra a imposio do regime, analisa Aldair. Adaptado de educacao.uol.com.br, 15/04/2014. A escolha de nomes de logradouros e de edificaes pode representar uma homenagem em determinada poca, assim como a mudana desses nomes pode indicar transformaes histricas, simbolizando novas demandas da sociedade. A situao apresentada na reportagem exemplifica, para a sociedade brasileira atual, um contexto poltico associado a:
(Uerj 2011) A fuso da Sadia com a Perdigo, em maio de 2009, resultou na criao da Brazil Foods, dcima maior empresa alimentcia do continente americano e segunda do pas. Esse evento decorrente de uma estratgia das grandes corporaes e representa uma tendncia mundial da atual fase do capitalismo. A denominao da atual fase do capitalismo e uma justificativa para a adoo dessa estratgia esto indicadas em:
(UERJ2010) No admirvel mundo novo das oportunidades fugazes e das seguranas frgeis, a sabedoria popular foi rpida em perceber os novos requisitos. Em 1994, um cartaz espalhado pelas ruas de Berlim ridicularizava a lealdade a estruturas que no eram mais capazes de conter as realidades do mundo: Seu Cristo judeu. Seu carro japons. Sua pizza italiana. Sua democracia, grega. Seu caf, brasileiro. Seu feriado, turco. Seus algarismos, arbicos. Suas letras, latinas. S o seu vizinho estrangeiro. ZygmunT Bauman Adaptado de Identidade. Rio de Janeiro: Zahar, 2005. A alterao de valores culturais em diversas sociedades um dos efeitos da globalizao da economia. O cartaz citado no texto ironiza uma referncia cultural que pode ser associada ao conceito de:
(UERJ - 2009) O permanente revolucionar da produo, o abalar ininterrupto de todas as condies sociais, a incerteza e o movimento eternos distinguem a poca de todas as outras. Todas as relaes fixas e enferrujadas, com seu cortejo de representaes e concepes so dissolvidas, todas as relaes recm-formadas envelhecem antes de poderem ossificar-se. Tudo que era slido se volatiza, e os homens so por fim obrigados a encarar com os olhos bem abertos a sua posio na vida. Karl Marx e Fredrich Engels. Adaptado do Manifesto do Partido Comunista. Em 1848, na defesa de uma nova sociedade, o Manifesto Comunista criticou as transformaes advindas da modernizao capitalista nos pases da Europa Ocidental. Dois aspectos dessa modernizao, ento criticados, foram:
(Uerj 2001) Efetivamente a cidade teve um progresso rpido. Muitos homens adotaram gravatas e profisses desconhecidas. Os carros de bois deixaram de chiar nos caminhos estreitos. O automvel, a eletricidade e o cinema. E impostos. RAMOS, Graciliano. So Bernardo. So Paulo: Record. 1988 - original de 1934. Talvez possa dizer que esse desencontro entre a sociedade e a economia seja um dos segredos da prosperidade dos negcios. As expanses do capital beneficiam-se das condies adversas sob as quais os trabalhadores so obrigados a produzir, no campo e na cidade. (...) Os setores sociais participantes tm uma base na explorao dos excludos. IANNI, Octavio. A Ideia do Brasil Moderno. So Paulo: Brasiliense, 1992. No texto do romancista apresentam-se aspectos de um processo criticado de modo significativo no texto do socilogo lanni. O processo e o principal indicador crtico referidos nos textos podem ser identificados em: