(UFJF)
“Nas últimas décadas, a maioria das regiões do planeta tem registrado aumento da temperatura média (...). O aquecimento global pode ser caracterizado tanto pela quantidade quanto pela taxas de aquecimento registradas durante um intervalo de tempo específico. (...) Um dos aspectos do aumento da temperatura média global é o modo diverso pelo qual ela se expressa no espaço e no tempo. Um exemplo de variação no ritmo de aquecimento ao longo do tempo é o fato de algumas décadas registrarem aquecimento superior a outras. Por sua vez, a heterogeneidade espacial da taxa de aquecimento está ligada à influência dos diversos componentes do sistema climático”.
Extraído e adaptado de: Ciência e Clima. Disponível em https://cienciaeclima.com.br/aquecimento-global-e-variabilidade-natural/. Acesso em 15/07/2019.
Sobre a questão das mudanças climáticas é CORRETO afirmar que:
Nos últimos anos, a tendência negativa das temperaturas médias globais observadas aponta para a redução dos efeitos do aquecimento global, diminuindo os efeitos das mudanças climáticas no planeta.
Observa-se, cada vez mais, que a queima de combustíveis fósseis e a consequente emissão dos gases do efeito estufa não são os responsáveis pelo aumento das temperaturas médias globais.
Os fenômenos de variabilidade oceânico-atmosféricos, como o El Niño Oscilação Sul (ENOS), são os responsáveis pela elevação das temperaturas no planeta por meio da transferência de energia para a estratosfera.
Com os oceanos e a atmosfera mais quentes, os eventos meteorológico-climáticos extremos tendem a ocorrer com maior frequência e menor intensidade.
A diminuição da superfície de gelo e neve contribui para a redução da reflexão planetária, aumentando a capacidade de absorção de energia pela superfície e, consequentemente, intensificando o processo de irradiação.