(Ufjf-pism 3 2020)
Leia o texto abaixo e responda o que se pede.
Entre protestos, Catalunha lembra 1º aniversário do referendo de independência
01 de outubro de 2018
“Distúrbios entre militantes separatistas radicais e forças de segurança foram registrados em Barcelona, ao fim de uma manifestação para celebrar o primeiro aniversário do referendo sobre a independência da Catalunha. No plebiscito, considerado ilegal por Madri, mais de 2 milhões de eleitores aprovaram a independência da região. Dias depois da consulta popular, em 27 de outubro, o então presidente da região, Carles Puigdemont, fez um pronunciamento que foi considerado uma declaração de independência unilateral. O governo espanhol reagiu firmemente e interveio na região”.
Fonte: adaptado de http://www.afp.com. Acesso em 15/07/2019.
Com relação à questão da independência da Comunidade Autônoma da Catalunha em relação ao Reino da Espanha, a opção CORRETA é:
A violenta reação do governo espanhol ao referendo de 2017 foi considerada autoritária por grande parte da população no país, fazendo crescer o apoio à independência catalã em outras comunidades autônomas da Espanha.
Além de questões históricas e culturais, a forte adesão dos catalães à independência da região tem também motivações econômicas: é uma região rica, porém sobretaxada pelo governo espanhol.
Vem crescendo o apoio internacional à realização de uma negociação mediada entre Madri e a Generalitat da Catalunha, com os Estados Unidos se oferecendo para exercer essa função.
Com a independência da Catalunha, o governo espanhol teme perder o acesso ao Mar Mediterrâneo, um espaço estratégico tanto militar quanto economicamente.
Existem pressões externas por parte dos países membros da União Europeia para que a Catalunha se torne independente e, dessa forma, possa negociar de forma autônoma acordos comerciais intrabloco.