(UFJF 2022)
TIPO SANGUÍNEO E GENES ESTÃO LIGADOS À COVID
“O tipo sanguíneo de uma pessoa e outros fatores genéticos podem ter ligação com a gravidade de uma infecção pelo novo coronavírus, de acordo com pesquisadores europeus que buscam mais pistas para explicar porque a covid atinge algumas pessoas tão mais duramente que outras.
As descobertas, [...] levam a crer que pessoas com sangue tipo A correm risco maior de desenvolver sintomas intensos quando infectadas pelo novo coronavírus. O risco de casos graves de covid com sangue tipo A do que pessoas com outros tipos sanguíneos, e parece ser 35% menor para pessoas com sangue tipo O.”
Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2020 estudo. Acesso em 14 out. 2021.
Considerando a reportagem e os dados do estudo europeu realizado, leia as seguintes afirmativas e marque a opção que contém apenas as afirmativas corretas:
I – Pessoas com maior risco de desenvolver casos graves de covid teriam fenótipo ii.
II – Pessoas sem aglutinogênios em suas hemácias correriam menor risco de casos graves de covid-19.
III – Pessoas com aglutininas anti-A no plasma sanguíneo estariam mais propensas a casos graves de covid-19.
IV – Pessoas que possuem o conjunto das aglutininas anti-A e anti-B no seu plasma sanguineo estiveram menos propensas a casos graves de covid-19.
V – Pessoas que correm mais risco de casos graves de covid-19 de acordo com o seu tipo sanguíneo podem ser doadoras universais no caso de transfusões sanguíneas.
I e III.
II e III.
II e IV
III e V.
IV e V.