(Ufjf-pism 1 2022) CORONAVIRUS USA ESTRATÉGIA SIMILAR A DO HIV PARA INFECTAR CÉLULAS DE DEFESA
"Pesquisa indica que o vírus Sars-Cov-2 é capaz de infectar e se replicar no interior de linfócitos, podendo levar essas celulas de defesa à morte e comprometer o sistema imunológico. De acordo com os cientistas, o vírus da Covid-19 age de maneira semelhante ao HIV, causador da AIDS.
Tanto o HIV quanto o novo coronavirus afetam um tipo de linfócito conhecido como T CD4, responsavel pela coordenação da resposta imune adaptativa, que ajuda na produção de anticorpos e proliferação de célu Ias que se encarregam de reconhecer e matar celulas infectadas. Os resultados sugerem que, em alguns pacientes, o coronavírus pode causar um quadro de imunodeficiência aguda não só porque mata o linfócito T CD4, mas porque prejudica as funções da célula infectada."
Disponível em:
https://jornal.usp.br/ciencias/coronavirus-usa-estrategia-similar-a-do-hiv-para-infectar-celulas-de-defesa/. Acesso em 14
out. 2021.
O Sars-Cov-2, causador da Covid-19, e o HIV, causador da AIDS, podem levar à morte celulas de defesa chamadas linfócitos T. Sobre essas celulas, marque a opção CORRETA:
Estão envolvidas na produção de anticorpos e na coagulação do sangue.
Formam o sistema imunitário humano em conjunto com os eritrócitos (hemacias).
Fazem parte do tecido hematopoietico e concentram-se em órgãos do sistema linfatico.
São um tipo de leucócito, celulas encontradas em maior quantidade no sangue humano.
Originam-se da medula encontrada em órgâos como timo e baço e alojam-se nos tecidos linfáticos.