(Ufpr 2006) PASSO NO RUMO CERTO Na semana passada, a claque convocada para a inaugurao de um aeroporto na cidade mineira de Uberlndia ouviu de Lula a seguinte frase: Quero dizer que a crise extremamente grave. Em horas de crise preciso ter muita pacincia para no tomar deciso precipitada, no se deixar levar pelo estado emocional, mas, sim, pela razo. Embora o presidente j tenha se manifestado a respeito da difcil situao poltica em diversas ocasies (no raro para negar a sua realidade, como se tudo no passasse de uma alucinao coletiva promovida por prestidigitadores da elite, mas deixemos isso de lado), foi a primeira vez que ele uniu palavra crise um advrbio de intensidade, extremamente, e um adjetivo grandiloquente, grave. O encadeamento de tais termos permite supor que Lula finalmente (no que pode ser considerado um advrbio de alvio) reconheceu a existncia da fissura tica, poltica e criminosa que h mais de 100 dias se aprofunda mais e mais, levando o governo de cambulhada. Nessa hiptese, e no se quer aqui evocar o doutor Pangloss, aquele personagem de Voltaire para quem todos vivamos no melhor dos mundos, uma tima notcia o presidente ter admitido que o horizonte anda carregado. Pelo simples motivo de que, para sanar um problema, qualquer que seja ele, preciso antes de mais nada reconhecer sua existncia. Caberia agora a Lula contribuir para que a resoluo da crise seja efetiva, no deixando margem impresso olfativa de que tudo terminar em pizza. O presidente volta e meia afirma que no tem como interferir no andamento das investigaes e das punies. No verdade. Pelo peso de seu cargo, e sem extrapolar suas atribuies constitucionais, Lula pode, sim, proceder a que corrompidos e corrompedores, no Legislativo e no Executivo, sintam na carne e na biografia que no sairo impunes dos crimes de desvio de dinheiro pblico, formao de quadrilha e trfico de influncia. Ao empenhar-se com afinco nesse objetivo, movido pela razo e sem emocionalismos, o presidente prestaria ao mesmo tempo um grande servio ao Brasil e a si prprio. (VEJA, Editorial, 07 jul. 2005.) Num texto, podemos manifestar nossa opinio de forma clara, explcita, ou deix-la nas entrelinhas. Todas as afirmativas a seguir so opinies do autor que podemos deduzir do texto, EXCETO
O alto preço da terra eleva exponencialmente os custos de produção da agricultura japonesa, que só sobrevive à custa de vultosos subsídios. No Japão, os agricultores competem ferozmente com a indústria por cada palmo de terreno, e os investimentos em infraestrutura são onerados pelo alto custo das desapropriações. (Adaptado de: MAGNOLI, D.; ARAÚJO, R. A nova geografia: estudos de geografia geral. São Paulo: Moderna, 1991, p. 150.) Acerca disso, considere as seguintes afirmativas: I. O relevo montanhoso, a condição insular do país e a elevada população japonesa são causas da escassez de terrenos mencionada. II. As elevadas taxas de fecundidade próprias das zonas rurais fazem multiplicar a população em torno da megalópole de Tóquio, contribuindo para a escassez de terrenos. III. A política de subsídios agrícolas praticada pelo governo japonês tem custos indiretos bastante elevados, devido ao território exíguo e muito povoado. IV. A alta concentração fundiária do país é uma das causas do problema descrito, já que os latifúndios são pouco produtivos e demandam grandes extensões de terra para a produção de alimentos. Assinale a alternativa correta.
(UFPR 2006) Fase do desenvolvimento embrionário caracterizada pelo estabelecimento dos três folhetos germinativos (ectoderma, mesoderma e endoderma) e por intensos movimentos morfogenéticos:
(UFPR - 2006) O modelo atmico de Bohr, apesar de ter sido considerado obsoleto em poucos anos, trouxe como principal contribuio o reconhecimento de que os eltrons ocupam diferentes nveis de energia nos tomos. O reconhecimento da existncia de diferentes nveis na eletrosfera permitiu explicar, entre outros fenmenos, a periodicidade qumica. Modernamente, reconhece-se que cada nvel, por sua vez, pode ser subdividido em diferentessubnveis. Levando em considerao o exposto, assinale a alternativa correta.
(Ufpr 2006) O fenmeno da induo eletromagntica permite explicar o funcionamento de diversos aparelhos, entre eles o transformador, o qual um equipamento eltrico que surgiu no incio do sculo 19, como resultado da unio entre o trabalho de cientistas e engenheiros, sendo hoje um componente essencial na tecnologia eltrica e eletrnica. Utilizado quando se tem a necessidade de aumentar ou diminuir a tenso eltrica, o transformador constitudo por um ncleo de ferro e duas bobinas, conforme ilustra a figura a seguir. Uma das bobinas (chamada de primrio) tem N1 espiras e sobre ela aplicada a tenso U1, enquanto que a outra (chamada de secundrio) tem N2 espiras e fornece a tenso U2. Sobre o transformador, correto afirmar:
(UFPR - 2006) A Reforma protestante e a Contra-Reforma envolveram aspectos ligados a doutrina da religio crist e a forma como se organizava a Igreja Catlica com sede em Roma. No contexto desses movimentos, considere as afirmativas a seguir I. Os protestantes eram contrrios autoridade do Papa e intermediao dos padres na leitura da Bblia. II. Os protestantes eram contrrios ao casamento dos padres e ao sacramento da confisso. III. As ideias protestantes tiveram grande aceitao por parte dos monarcas portugueses, espanhis e ingleses. IV. Os jesutas foram designados para a ao missionria nas terras da Amrica, Asia e Africa, a fim de garantir a expanso da f catlica. V. O Conclio de Trento definiu algumas aes para reagir expanso do protestantismo, como o fortalecimento dos sacramentos e uma melhor formao do clero para o atendimento dos fiis. Assinale a alternativa correta.
(UFPR - 2006) A justia sem a fora impotente; a fora sem a justia tirnica. A justia sem a fora ser contestada, porque h sempre maus; a fora sem a justia ser acusada. preciso reunir a justia e a fora; e dessa forma, fazer com que o justo seja forte, e o que forte seja justo. (Pascal. Pensamentos V, 298. Apud. BARROS, Alberto Ribeiro de. A teoria da soberania de Jean Bodin. So Paulo: UNIMARCO, 2001.) Essa passagem dos Pensamentos do filsofo e matemtico Blaise Pascal (16231662) remete relao de equilbrio que deve existir entre o poder poltico e a justia. A respeito dessa questo central para a filosofia e a cincia poltica desde o sculo XVII, assinale a alternativa correta.
(Ufpr 2006) Maria e seus colegas trabalham em uma empresa localizada em uma praça circular. Essa praça é circundada por uma calçada e dividida em partes iguais por 12 caminhos retos que vão da borda ao centro da praça, conforme o esquema abaixo. A empresa fica no ponto E, há um restaurante no ponto R, uma agência de correio no ponto C e uma lanchonete no ponto L. Quando saem para almoçar, as pessoas fazem caminhos diferentes: Maria sempre se desloca pela calçada que circunda a praça; Carmen sempre passa pelo centro da praça, vai olhar o cardápio do restaurante e, se este não estiver do seu agrado, vai almoçar na lanchonete, caminhando pela calçada; Sérgio sempre passa pelo centro da praça e pelo correio, daí seguindo pela calçada para a lanchonete ou para o restaurante. Sabendo que as pessoas sempre percorrem o menor arco possível quando caminham na calçada que circunda a praça, avalie as afirmativas a seguir: I. Quando Carmen e Sérgio vão almoçar na lanchonete, ambos percorrem a mesma distância. II. Quando Maria e Sérgio vão almoçar na lanchonete, quem percorre a menor distância é Maria. III. Quando todos os três vão almoçar no restaurante, Carmen percorre a menor distância. Assinale a alternativa correta.
(Ufpr 2006) Quatro bolas de futebol, com raios e massas iguais, foram lançadas verticalmente para cima, a partir do piso de um ginásio, em instantes diferentes. Após um intervalo de tempo, quando as bolas ocupavam a mesma altura, elas foram fotografadas e tiveram seus vetores velocidade identificados conforme a figura a seguir: Desprezando a resistência do ar, considere as seguintes afirmativas: I. No instante indicado na figura, a força sobre a bola b1 é maior que a força sobre a bola b3. II. É possível afirmar que b4 é a bola que atingirá a maior altura a partir do solo. III. Todas as bolas estão igualmente aceleradas para baixo. Assinale a alternativa correta.
(UFPR - 2006) O hidrxido de magnsio atua na neutralizao do suco digestivo estomacal, sendo por isso amplamente utilizado na formulao de anticidos. Baseado no equilbrio Mg(OH)2 ⇌ Mg2+ + 2 OH-, com constante de produto de solubilidade (Kps) igual a 1,2 x 10-11 , a solubilidade molar e a concentrao de ons hidroxila presentes numa soluo saturada de Mg(OH)2 so, respectivamente (considere 33 = 1,44):
(UFPR - 2006 - Adaptada) No filme Matrix (1999), dos irmos Andy e Larry Wachowski, a vida humana no passa de uma iluso, pois os seres humanos vivem ligados s mquinas como baterias de um amplo sistema de controle tecnolgico. Esse filme suscitou inmeras reflexes e debates de natureza filosfica e religiosa, mas um aspecto que merece ser destacado o poltico, pois um filme que apresenta uma viso pessimista e antiutpica do futuro humano. Contudo, muito antes dos filmes de fico cientfica, as esperanas e os desejos de uma sociedade ideal j inspiravam pensadores e escritores, que deixaram em suas obras modelos de transformao social. Sobre a imaginao utpica e seus fundamentos, correto afirmar: