(Ufpr 2012) Foi a Revolução Francesa, e não a Americana, que ateou fogo ao mundo, e foi, consequentemente, do curso da Revolução Francesa, e não do desenrolar dos acontecimentos na América, ou dos atos dos Pais Fundadores que o atual uso da palavra revolução recebeu suas conotações e matizes em todos os lugares, inclusive nos Estados Unidos. (ARENDT, Hannah. Da Revolução. RJ: Ática e UnB, 1988, p. 44.) A respeito do texto acima, considere as seguintes afirmativas: 1. No seu uso atual, a palavra revolução significa uma profunda transformação política e social, capaz de romper com as estruturas do passado e criar algo novo, tal como fez a Revolução Francesa. 2. A Revolução Francesa extinguiu o Antigo Regime e a estrutura feudal da França, enquanto que a Revolução Americana ficou restrita a mudar a realidade das 13 colônias. 3. O fato de a Revolução Americana não ter se baseado em ideais iluministas não a caracteriza com uma revolução igual à Francesa. 4. A Revolução Americana teve menor influência política e social fora da América, enquanto que a Revolução Francesa influenciou movimentos sociais nas Américas e em quase toda a Europa. Assinale a alternativa correta.
(Ufpr 2012) Ao longo do período que se estende de 1964 a 1983, no Brasil, estima-se que 50 mil pessoas foram diretamente atingidas com os atos repressivos do governo militar, tendo, a maioria, passagem nas prisões; destas, 20 mil sofreram tortura física, e pelo menos 360 foram mortas. Destas, 144 são oficialmente consideradas desaparecidas; 7.367 foram acusadas; 10.034 atingidas na fase de inquérito em 707 processos judiciais; 4.862 cassadas em definitivo; 6.592 militares atingidos principalmente com a exoneração de seus postos; finalmente, 780 cassações de mandato por 10 anos. Sobre o período em que se vivenciou tal violência de Estado, considere as seguintes afirmativas:1. As medidas repressivas eram justificadas em nome da defesa da segurança nacional.2. Em paralelo à tentativa de eliminar os adversários, o governo fazia ampla propaganda sobre a expansão econômico-industrial, o que era designado como “milagre brasileiro”.3. O governo objetivava perseguir os membros dos partidos de inspiração marxista, cujos ideólogos defendiam a luta armada.4. Os atos de “exceção”, como foram conhecidas tais medidas, levaram a que as oposições ao governo se mobilizassem em favor da anistia, iniciativa que buscava também o retorno ao Estado de Direito.5. Os responsáveis pelas torturas e prisões arbitrárias foram processados e condenados após a redemocratização do país. Assinale a alternativa correta.
(Ufpr 2012) A respeito dos sentidos que o termo primavera adquiriu na História política dos últimos dois séculos, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F): ( ) O uso do termo Primavera no século XIX designou movimentos sociais que ocorreram em várias partes da Europa em 1848, a partir de reivindicações liberais, nacionalistas, democráticas e socialistas, como, por exemplo, movimentos nacionalistas no territórioda Itália e da Alemanha e reações contrárias à restauração monárquica na França, após o Congresso de Viena. ( ) A Primavera dos Povos e A Primavera de Praga têm em comum o fato de serem revoluções em larga escala que implantaram, respectivamente, o socialismo utópico e o socialismo real nos seus países de origem. ( ) A Primavera de Praga ocorreu em 1968, na Tchecoslováquia, com o intuito de tirar o país da influência soviética, o que confere ao termo primavera um sentido de luta democrática e de renovação política. ( ) A Primavera Árabe tem se desenvolvido desde dezembro de 2010, com início na Tunísia e difusão pelo Oriente Médio e por alguns países árabes da África, adquirindo o sentido de luta democrática civil, conduzida por jovens e lideranças não necessariamente religiosos, com a meta de destituir regimes ditatoriais. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
(UFPR - 2012)Considerando os conhecimentos sobre os movimentos de esquerda poltica na Europa ao longo do sculo XIX, correto afirmar: