Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de História - UFPR 2013 | Gabarito e resoluções

1-4 de 4
Questão
2013História

(UFPR - 2013) No Brasil, desde 2011, tem havido diversas comemoraes dos 150 anos da unificao italiana, relembrando os fortes laos culturais entre os dois pases. Sobre a relao entre a unificao italiana e a imigrao de italianos para as Amricas, correto afirmar:

Questão
2013HistóriaGeografia

(UFPR -2013) Rssia e China se opuseram a intervenes militares na Sria ao longo dos 17 meses de um conflito sangrento entre rebeldes e as tropas leais ao presidente srio, Bashar al-Assad. Os dois pases vetaram trs resolues defendidas por Estados rabes e potncias ocidentais no Conselho de Segurana da ONU, que aumentariam a presso sobre Damasco para encerrar a violncia. (Fonte: http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/reuters/2012/08/21. Acesso em 05 set.2012.) Sobre os conflitos recentes do Oriente Mdio, correto afirmar:

Questão
2013História

(UFPR - 2013)O Papa Francisco, eleito em maro de 2013, chamou ateno novamente para a figura de Francisco de Assis, considerado o fundador da Ordem dos Franciscanos (ou dos Frades Menores) na Baixa Idade Mdia. Assinale a alternativa que relaciona o contexto de surgimento dos Franciscanos e sua motivao de ao.

Questão
2013História

(UFPR - 2013) Considere o excerto abaixo, escrito pelo filsofo John Locke em 1689: Ningum pode impor-se a si mesmo ou aos outros, quer como obediente sdito de seu principe, quer como sincero venerador de Deus: considero isso necessrio sobretudo para distinguir entre as funes do governo civil e da religio, e para demarcar as verdadeiras fronteiras entre a igreja e a comunidade. Se isso no for feito, no se pode pr um fim as controvrsias entre os que realmente tm, ou pretendem ter, um profundo interesse pela salvao das almas, de um lado, e, de outro, pela segurana da comunidade. (LOCKE, John. Carta acerca da tolerncia. So Paulo: Abril Cultural, 1973, col. Os Pensadores, voI. XVIII. p. II.) Sobre a relao desse pensamento de Locke com o contexto poltico e religioso da Europa do sculo XVII, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F): ( ) John Locke defende a separao entre poder politico e poder espiritual como base para o estabelecimento de novas comunidades religiosas na Europa ocidental. em referncia s novas aes da Inquisio nos reinos catlicos. ( ) John Locke defende a tolerncia religiosa e a separao entre a religio e o poder politico civil como bases para a convivncia pacfica entre os povos de religies diferentes. em referncia s guerras entre catlicos e protestantes nos reinos europeus. ( ) John Locke defende a separao entre Igreja e Estado no contexto das perseguies empreendidas pelos puritanos na Inglaterra, aps sairem vitoriosos da Revoluo Gloriosa. ( ) John Locke defende a tolerncia religiosa como condio primordial para a convivncia entre diferentes religies que nasciam na Europa no sculo XVII e que eram perseguidas pela Igreja Catlica, como o espiritismo kardecista. Assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta, de cima para baixo.

1-4 de 4