(Ufpr 2014) Vale suspende projeto de potássio Rio Colorado, na Argentina - Projeto voltado para mercado de fertilizantes está orçado em US$ 5,9 bi. (Notícia disponível em http://g1.globo.com/economia/noticia/2013/03/vale-suspende-projetode-potassio-rio-colorado-na-argentina-1.html. Acessado em agosto / 2013) A notícia publicada neste ano trata de um projeto de mineração de potássio. Sobre esse elemento, analise as afirmativas a seguir: 1. É um metal. 2. Soluções salinas de seus haletos costumam ser levemente alcalinas. 3. Na mineração, é extraído como substância simples de águas de lagos e rios. 4. Sua principal aplicação é em fertilizantes, onde é o terceiro macronutriente da sigla NPK. Assinale a alternativa correta.
(Ufpr 2014/Adaptada) Pesquisadores de Harvard desenvolveram uma técnica para preparar nanoestruturas auto-organizadas na forma que lembram flores. Para criar as estruturas de flores, o pesquisador dissolveu cloreto de bário e silicato de sódio num béquer. O dióxido de carbono do ar se dissolve naturalmente na água, desencadeando uma reação que precipita cristais de carbonato de bário. Como subproduto, ela também reduz o pH da solução que rodeia imediatamente os cristais, que então desencadeia uma reação com o silicato de sódio dissolvido. Esta segunda reação adiciona uma camada de sílica porosa que permite a formação de cristais de carbonato de bário para continuar o crescimento da estrutura. (Beautiful flowers self-assemble in a beaker. Disponível em . Acesso em 10 ago. 2013) Na tabela ao lado são mostrados valores de produto de solubilidade de alguns carbonatos. Considere as afirmações: I) Suponha que num béquer foram dissolvidos cloretos de bário, cálcio e estrôncio de modo que as concentrações de cada sal é igual a 1molL-1. Com a dissolução natural do gás carbônico do ar, o carbonato de estrôncio irá se precipitar primeiro II) Num béquer há uma solução 1molL-1de cloreto de bário. A concentração de íons carbonato necessárias para que o cristal de carbonato de bário comece a se formar, é de 8,1.10-6mol/L. Está(ão) correta(s):
(Ufpr 2014) Uma matéria intitulada “Água que não molha” foi veiculada em portais de notícias da internet em 2012. Na realidade o composto mencionado nas notícias se tratava de uma fluorcetona aplicada na proteção contra incêndios. A fluorcetona em questão possui baixa molhabilidade (tendência do líquido em espalhar ou aderir sobre uma superfície) e, portanto possui grande vantagem na extinção de fogo preservando o material local. Isso é de grande interesse em centros de processamento de dados, museus e bibliotecas. A eficiência de um fluido em extinguir o fogo deve-se ao seu calor específico. Ao entrar em contato com a chama, o vapor gerado remove o calor da chama, extinguindo o fogo. A seguir são fornecidos dados de três fluidos. a) Coloque os fluidos em ordem crescente de eficiência em extinguir chamas, por quantidade de matéria.__________________ b) Em um comparativo, volumes iguais de fluoracetona e de nitrogênio são utilizados para diminuir a mesma variação de temperatura de uma chama. Calcule a razão entre as variações de calor entre a situação que utilizou fluoracetona e que utilizou nitrogênio. Admita que os fluidos se comportem como gases ideais e que não há variação no calor específico.
(Ufpr 2014) A coloração de Gram é um importante método empregado na microbiologia, que permite diferenciar bactérias em duas classes – as Gram-positivas e Gram-negativas – em função das propriedades químicas da parede celular. As bactérias Gram-positivas possuem na parede celular uma camada espessa de peptideoglicano, que é uma rede polimérica contendo açúcares (N-acetilglicosamina e ácido N-acetilmurâmico) e oligopeptídeos, enquanto que as bactérias Gram-negativas contêm uma camada fina. Na coloração de Gram utiliza se o cristal violeta (cloreto de hexametilpararoanilina), que interage com o peptideoglicano. A adição de iodeto causa a precipitação do corante e as partículas sólidas ficam aprisionadas na rede polimérica, corando a parede celular. Abaixo estão esquematizadas a rede polimérica do peptideoglicano e as estruturas das espécies envolvidas. A partir das informações fornecidas, é correto afirmar que a principal interação entre o cristal violeta e a parede celular é: