ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(Ufpr 2014/Adaptada) Pesquisadores de Harvard dese

(Ufpr 2014/Adaptada) Pesquisadores de Harvard desenvolveram uma técnica para preparar nanoestruturas auto-organizadas na forma que lembram flores. Para criar as estruturas de flores, o pesquisador dissolveu cloreto de bário e silicato de sódio num béquer. O dióxido de carbono do ar se dissolve naturalmente na água, desencadeando uma reação que precipita cristais de carbonato de bário. Como subproduto, ela também reduz o pH da solução que rodeia imediatamente os cristais, que então desencadeia uma reação com o silicato de sódio dissolvido. Esta segunda reação adiciona uma camada de sílica porosa que permite a formação de cristais de carbonato de bário para continuar o crescimento da estrutura.

(“Beautiful "flowers" self-assemble in a beaker”.
Disponível em . Acesso em 10 ago. 2013)

Na tabela ao lado são mostrados valores de produto de solubilidade de alguns carbonatos.

Considere as afirmações:

I) Suponha que num béquer foram dissolvidos cloretos de bário, cálcio e estrôncio de modo que as concentrações de cada sal é igual a 1μmol·L-1
Com a dissolução natural do gás carbônico do ar, o carbonato de estrôncio irá se precipitar primeiro

II) Num béquer há uma solução 1μmol·L-1 de cloreto de bário. A concentração de íons carbonato necessárias para que o cristal de carbonato de bário comece a se formar, é de 8,1.10-6 mol/L.

Está(ão) correta(s):

 

A

Nenhuma.

B

I, apenas.

C

II, apenas.

D

I e II.