(Ufrgs 2001) Leia o trecho de Memórias Sentimentais de João Miramar, de Oswald de Andrade. Mas na limpidez da manhã mendiga cornamusas vieram sob janelas de grandes sobrados. Milão estendia os Alpes imóveis no orvalho. No trecho acima, destacam-se alguns procedimentos formais. Assinale com V (Verdadeiro) ou com F (Falso) as afirmações abaixo. ( ) O trecho constitui uma amostra da tentativa do autor de eliminar as diferenças entre prosa e poesia. ( ) A passagem revela facetas do experimentalismo típico do modernismo brasileiro. ( ) A citação denota um forte teor nacionalista, avesso às influências das vanguardas europeias. ( ) O texto apresenta neologismos que passaram a fazer parte da linguagem poética do modernismo. ( ) O fragmento concretiza uma linguagem telegráfica vista como expressão adequada da vida moderna. A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é :
(Ufrgs 2001) Considere as seguintes afirmações sobre a acentuação gráfica no texto. I - A palavra risível (ref. 21) recebe o acento gráfico pela mesma regra que preceitua o uso do acento em ridículo (ref. 12) II - A palavra possuído(ref. 11) recebe o acento gráfico pela mesma regra de aí (ref. 19) III - Se fosse retirado o acento gráfico das palavras várias (ref. 4), pública (ref. 9) e está (ref. 16), esta alteração provocaria o surgimento de outras palavras da Língua Portuguesa. Quais estão corretas?
(UFRGS) Considere as seguintes afirmaes acerca do uso de artigos. A notcia saiu no The Wall Street Journal: a ansiedade 1superou a depresso como problema 2de sade mental predominante nos EUA. Para justificar o absurdo, o autor da matria recorre a 3um psicoterapeuta e a um 4socilogo. O primeiro descreve ansiedade como 5condio dos privilegiados que, livres de ameaas reais, se do ao luxo de olhar para dentro e criar medos irracionais; o segundo diz que vivemos na era mais segura da humanidade e, no entanto, desperdiamos bilhes de dlares 6em medos bem mais ampliados do que seria 7justificvel. Sem meias palavras, 8os peritos dizem algo mais ou menos assim: os americanos esto nadando em 9riqueza e, como no tm do que se queixar, adquiriram o costume neurtico 10de 11desentocar medos 12irracionais para projet-los no 13admirvel mundo novo ao redor. A explicao impressiona pela ingenuidade ou pela m-f. Ningum contrai o 14Mau hbito 15de olhar para 16dentro de si do dia para a noite. A obsesso consigo no um efeito colateral 17do modo de vida atual; um dos seus mais 18indispensveis ingredientes. O crescimento exagerado do interesse pelo mundo interno e pelo 19corpo a 20contrapartida do desinteresse ou hostilidade pelo mundo externo e pelos outros. Diz o 21catecismo: s confie em seu corpo e sua mente. 22O resto 23concorrente; o resto est sempre cobiando e disputando seu emprego, seu sucesso, seu patrimnio e sua sade. Sentir medo e ansiedade, em condies semelhantes, um estado emocional perfeitamente racional e inteligvel. Em bom portugus, sentir-se condenado a 24jamais ter repouso fsico ou 25mental, sob pena de perder a sade, a 26longevidade, a forma fsica, o desempenho 27sexual, o emprego, a casa, a segurana na velhice, pode ser um inferno em vida para os pobres ou para os ricos. Os 28candidatos ansiedade so, assim, bem mais numerosos e bem menos ociosos do que pensam o 29psicoterapeuta e o socilogo. (Adaptado de: COSTA, J.F. A ansiedade da opulncia. Folha de So Paulo, 19 de maro de 2000.) I - Caso tivssemos uma condio em vez de condio (ref. 5) haveria alterao no sentido global da frase II - O artigo indefinido uns poderia substituir o definido (ref. 8) os, sem que houvesse alterao no sentido da frase em questo. III - As duas ocorrncias do artigo definido o anteposto s palavras psicoterapeuta e socilogo (ref. 29) poderiam ser substitudas por um indefinido sem mudar o sentido da frase. Quais esto corretas?
(Ufrgs 2001) No texto, o advérbio mais (ref. 8) deixa pressuposta a ideia de que
(UFRGS - 2001) Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) a afirmaes abaixo sobre os dois grandes nomes do barroco brasileiro. ( ) A obra potica de Gregrio de Matos oscila entre os valores transcendentais e os valores mundanos, exemplificando as tenses do seu tempo. ( ) Os sermes do Padre Vieira caracterizam-se por uma construo de imagens desdobradas em numerosos exemplos que visam a enfatizar o contedo da pregao. ( ) Gregrio de Matos e o Padre Vieira, em seus poemas e sermes, mostram exacerbados sentimentos patriticos expressos em linguagem barroca. ( ) A produo satrica de Gregrio de Matos e o tom dos sermes do Padre Vieira representam duas faces da alma barroca no Brasil. ( ) O poeta e o pregador alertam os contemporneos para o desvio operado pela retrica retumbante e vazia. A sequncia correta de preenchimento dos parnteses, de cima para baixo,