(UFRGS 2006) Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações a seguir, referentes à imigração alemã e italiana no Rio Grande do Sul.
( ) Os objetivos principais da imigração para o Rio Grande do Sul no século XIX foram o interesse do governo imperial de incentivar uma produção mais diversificada e a necessidade de maiores recursos humanos e materiais para consolidar o povoamento da região.
( ) A chegada dos italianos ao Rio Grande do Sul foi anterior à dos alemães devido ao fato de a unificação política da península itálica ter sido marcada por um elevado grau de conflito étnico, decorrente das clivagens sociais e econômicas entre o Sul e o Norte.
( ) Com a vinda dos novos colonos, foi alterado - ainda no século XIX - o perfil da economia sulina, que passou a caracterizar-se pela atividade industrial, em detrimento da tradicional atividade agropecuária.
( ) Os imigrantes de origem alemã - em particular a elite composta por comerciantes e industriais - ficaram excluídos da participação no processo político-eleitoral até a aprovação da Lei Saraiva, que tinha por objetivo cooptá-los para os quadros do Partido Liberal.
( ) Os imigrantes de origem italiana foram estabelecidos na região serrana, em pequenos lotes voltados à prática da agricultura familiar, em virtude da indisponibilidade de terras nas regiões mais próximas a Porto Alegre.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é