Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Português - UFRGS 2007 | Gabarito e resoluções

1-3 de 3
Questão
2007Português

(UFRGS - 2007) Leia o seguinte soneto de Gregrio de Matos. Largo em sentir, em respirar sucinto, Peno, e calo, to fino, e to lento, Que fazendo disfarce do tormento, Mostro que o no padeo, e sei que o sinto. O mal, que fora encubro, ou me desminto, Dentro no corao que o sustento: Com que, para penar sentimento, Para no se entender, labirinto. Ningum sufoca a voz nos seus retiros; Da tempestade o estrondo efeito: L tem ecos a terra, o mar suspiros. Mas oh do meu segredo alto conceito! Pois no chegam a vir boca os tiros Dos combates que vo dentro no peito. Considere as seguintes afirmaes. I - O poema um exemplo da poesia satrica de Gregrio de Matos, a qual lhe valeu a alcunha de Boca do Inferno, por escarnecer de pessoas, situaes e costumes de seu tempo. II - Na segunda estrofe, o poema expressa a oposio entre essncia e aparncia, sustentando que o sofrimento ocultado aos olhos do mundo. III - Segundo as duas ltimas estrofes do poema, a opo pelo silncio com relao dor e s angstias internas contrape-se aos rudos da natureza. Quais esto corretas?

Questão
2007Português

(UFRGS- 2007) Leia o enunciado que segue. O meu leitor no o que me l. o que me rel. Um autor lido unicamente uma vez no tem leitores, ainda que seja retumbante o seu sucesso. Considere abaixo as trs propostas de reescrita desse enunciado. I - No leitor meu quem me l, mas quem me rel. Um autor lido uma nica vez no conta com leitores, sendo, no entanto, retumbante o seu sucesso. II - No meu leitor aquele que me l. aquele que me rel. Um autor lido apenas uma vez carece de leitores, para que o seu sucesso seja retumbante. III - No quem me l que o meu leitor. quem me rel. Um autor lido somente uma vez um autor sem leitores, mesmo que o seu sucesso seja retumbante. Quais propostas so reescritas corretas, e equivalentes em termos de significado, do enunciado acima?

Questão
2007Português

(UFRGS - 2007) Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmaes a seguir sobre a Literatura de Informao no Brasil. ( ) A carta de Pero Vaz de Caminha, enviada ao rei D. Manuel I, circulou amplamente entre a nobreza e o povo portugus da poca. ( ) Os textos informativos apresentavam, em geral, uma estrutura narrativa, pois esta se adaptava melhor aos objetivos dos autores de falar das coisas que viam. ( ) Os textos que informavam sobre o Novo Mundo despertavam grande curiosidade entre o pblico europeu, estando os de Amrico Vespcio entre os mais divulgados no incio do sculo XVI. ( ) Pero de Magalhes Gandavo o autor dos textos Tratado da Terra do Brasil e Histria da Provncia Santa Cruz a que Vulgarmente chamamos de Brasil. A sequncia correta de preenchimento dos parnteses, de cima para baixo,

1-3 de 3