(UFRGS - 2019)
Cena 1
1Em uma madrugada 2chuvosa, um trabalhador residente em São Paulo 3acorda, ao 4amanhecer, às cinco 5horas, toma 6rapidamente o café da manhã, dirige-se até o carro, acessa a rua, e, como de costume, faz o mesmo trajeto até o trabalho. 7Mas, em um desses inúmeros dias, ouve pelo rádio que 8uma das avenidas de sua habitual rota está totalmente congestionada. A partir dessa informação e 9enquanto dirige, o trabalhador inicia um processo mental analítico para escolher uma rota alternativa que o faça chegar _____1_____ empresa no horário de sempre.
10Para decidir sobre essa nova rota, ele deverá considerar11: a nova distância a ser percorrida, o tempo gasto no deslocamento, a quantidade de cruzamentos existentes em cada rota, em qual das rotas encontrará chuva e em quais rotas passará por áreas sujeitas a alagamento.
Cena 2
12Mais tarde no mesmo dia, um casal residente na mesma cidade obtém financiamento imobiliário e 13decide pela compra de um apartamento. São inúmeras opções de imóveis à venda. Para a escolha adequada do local de sua morada em São Paulo, o casal deverá levar em conta, além do valor do apartamento, também outros critérios14: variação do preço dos imóveis por bairro, distância do apartamento até a escola dos filhos pequenos, tempo gasto entre o apartamento e o local de emprego do casal, preferência por um bairro tranquilo e existência de linha de ônibus integrada ao metrô nas proximidades do imóvel – entre outros critérios.
Essas duas cenas urbanas descrevem situações comuns _____2_____ passam diariamente muitos dos cidadãos residentes em grandes cidades. 15As 16protagonistas têm em comum a angústia de tomar uma decisão complexa, 17escolhida dentre várias possibilidades oferecidas pelo espaço geográfico. Além de mostrar que a geografia é vivida no cotidiano, as duas cenas mostram também que, para tomar a decisão que _____3_____ seja mais conveniente, nossas 18protagonistas deverão realizar, primeiramente, uma 19análise geoespacial da cidade. Em ambas as cenas, essa análise se desencadeia a partir de um sistema cerebral composto de 20informações geográficas representadas internamente na forma de mapas mentais que induzirão as três protagonistas a tomar suas decisões. Em cada cena podemos visualizar uma pergunta espacial. Na primeira, o trabalhador pergunta: 21“qual a melhor rota a seguir, desde este ponto onde estou até o local de meu trabalho, neste horário de segunda-feira?” Na segunda, o questionamento seria: “qual é o lugar da cidade que reúne todos os critérios geográficos adequados à nossa moradia?”
22A cena 1 é um exemplo clássico de análise de redes, enquanto a cena 2 é um exemplo clássico de alocação espacial – duas das técnicas mais importantes da análise geoespacial.
23A análise geoespacial reúne um conjunto de métodos e técnicas quantitativos dedicados à solução dessas e de outras perguntas 24similares, em computador, _____4_____ respostas dependem da organização espacial de informações geográficas em um determinado tempo. Dada a complexidade dos modelos, muitas técnicas de análise geoespacial foram transformadas em linguagem computacional e reunidas, posteriormente, em um sistema de informação geográfica. Esse fato geotecnológico contribuiu para a 25popularização da análise geoespacial realizada em computadores26, que atualmente é simplificada pelo termo geoprocessamento.
Adaptado de: FERREIRA, Marcos César. Iniciação à análise geoespacial:
teoria, técnicas e exemplos para geoprocessamento. São Paulo: Editora UNESP, 2014. p. 33-34.
O texto apresenta diferentes modos de organização em sua composição.
Na coluna da superior, abaixo, são listados modos de organização do texto; na inferior, passagens que correspondem, predominantemente, a esses modos de organização.
Associe corretamente a coluna superior à inferior.
1. Modo descritivo
2. Modo explicativo
3. Modo narrativo
( ) Em uma madrugada chuvosa, [...] (ref. 1).
( ) acorda, ao amanhecer, às cinco horas, toma rapidamente o café da manhã, dirige-se até o carro, acessa a rua, e, como de costume, faz o mesmo trajeto até o trabalho (ref. 3).
( ) uma das avenidas de sua habitual rota está totalmente congestionada (ref. 8).
( ) A cena 1 é um exemplo clássico de análise de redes, a cena 2 é um exemplo clássico de alocação espacial – duas das técnicas mais importantes da análise geoespacial (ref. 22).
( ) A análise geoespacial reúne um conjunto de métodos e técnicas quantitativos dedicados à solução dessas e de outras perguntas similares, em computador, [...] (ref. 23).
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
3 – 3 – 1 – 1 – 2.
1 – 3 – 1 – 2 – 2.
3 – 3 – 1 – 1 – 3.
1 – 2 – 3 – 2 – 3.
1 – 3 – 3 – 1 – 2.