(UFSM 2015) Uma alimentao com deficincia de vitaminas ou de minerais pode influenciar todas as etapas do processo reprodutivo. Seguem alguns exemplos que no podem faltar na dieta. Vitamina A: regula a sntese de progesterona e, durante a gestao, previne a imunodeficincia da me e do beb. Vitamina C: um potente antioxidante que protege os vulos e espermatozoides. Vitamina D: influencia a formao do endomtrio. Considerando os eventos envolvidos na reproduo humana, os segmentos sublinhados relacionam-se, respectivamente, com o(a)
(UFSM 2015) Muitos organismos são capazes de sobreviver em determinados ambientes,graças ao estabelecimento de interações ecológicas complexas e duradouras. Organismos doreino Fungi, por exemplo, podem estabelecer associações simbióticas específicas comorganismos de diferentes reinos, tais como:
(UFSM 2015) Considerando-se que as classificaes atuais dos seres vivos procuram refletir seu relacionamento evolutivo (parentesco) e considerando-se que nem toda semelhana se deve herana por meio de um ancestral comum (h semelhanas devido presses ambientais e adaptaes a ambientes similares), avalie a correo dos itens a seguir. I. Organismos pertencentes mesma classe, como o urso-polar e o golfinho (Mammalia), so mais prximos evolutivamente do que organismos de diferentes classes do mesmo filo, mesmo que estes sejam superficialmente mais semelhantes. Esse o caso do tubaro (Chondrichthyes), que tem o formato hidrodinmico semelhante ao do golfinho, porm apresenta parentesco mais distante. II. Organismos pertencentes mesma famlia, tais como o lobo-guar e o co (Canidae), so menos aparentados entre si do que organismos pertencentes famlias diferentes, porm da mesma ordem, como a lontra (Mustelidae). III. Plantas de diferentes famlias so mais aparentadas entre si do que plantas do mesmo gnero, sendo o ambiente ao qual esto adaptadas, imprescindvel para estabelecer seu parentesco. Esse o caso das plantas suculentas de regies desrticas, consideradas mais aparentadas por apresentarem adaptaes similares diante da falta dgua. Est(o) correta(s):
As aves so animais descritos em muitos versos da literatura brasileira, como os versos de Gonalves Dias em Cano do Exlio: Minha terra tem Palmeiras Onde canta o sabi As aves que aqui gorjeiam No gorjeiam como l. Esses versos expressam saudade usando o sabi, ave Passeriforme do clado Neognathae. Sobre as caractersticas das aves, considere as afirmativas a seguir. I O cido rico a principal substncia nitrogenada excretada. IIA respirao pulmonar. IIISo animais dioicos e ovparos.
(UFSM 2015) Cada povo possui um tipo de culinária, um modo de preparar seus alimentos, como se fossem sinais culturais transmitidos por meio do paladar, da visão e do olfato. Por exemplo, no Brasil, os europeus foram os responsáveis pela introdução do sal, do açúcar e de diferentes especiarias, variando ainda mais o doce, o salgado, o azedo e o amargo do cardápio brasileiro. Sobre esses sabores, é correto afirmar que sua percepção é I. captada na língua e direcionada ao cérebro. II. transmitida ao cérebro através dos neurônios. III. reconhecida na região do sistema nervoso periférico. IV. uma mistura de sensações do olfato e do paladar. Estão corretas
(UFSM 2015) Cada povo possui um tipo de culinria, um modo de preparar seus alimentos, como se fossem sinais culturais transmitidos por meio do paladar, da viso e do olfato. Por exemplo, no Brasil, os europeus foram os responsveis pela introduo do sal, do acar e de diferentes especiarias, variando ainda mais o doce, o salgado, o azedo e o amargo do cardpio brasileiro. Sobre esses sabores, correto afirmar que sua percepo I captada na lngua e direcionada ao crebro. II transmitida ao crebro atravs dos neurnios. III reconhecida na regio do sistema nervoso perifrico. IV uma mistura de sensaes do olfato e do paladar. Esto corretas
(UFSM 2015) Observe a figura: Um dos grandes empecilhos no desenvolvimento de drogas para o combate s doenas virais a variedade de mecanismos de infeco, integrao e replicao dos vrus. Os vrus so adaptados a tipos celulares e a hospedeiros especficos. A figura representa dois tipos de ciclos de vida de vrus (ciclos A e B ). A partir da figura, correto afirmar: